Quais são as gírias do Nordeste?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

Um xêro no cangote acompanhado de um beijo é o jeito nordestino de dizer "eu te amo!"

1. Mainha. Forma carinhosa de bainos e nordestinos e a maioria dos nordestinos chamarem sua mãe. mainha, painho quer me bater!

Tag: nordestino dizendo que tá cansado
"Tô só o bagaço" "Tô só a bainha do facão de lampião" "Tô só o pito" E muito mais!

Frequente shows típicos, experimente sua comida, ande de transporte público, vá ao mercado. Essas coisas do dia-a-dia o ajudarão muito na hora de trazer o sotaque para sua vida. Procure assistir a programas locais ou ver entrevistas com cantores ou pessoas que sejam nordestinos.

[Gíria] Asneira, tolice.

Significado de B.O.
sigla [Gíria] Forma abreviada de Boletim de Ocorrência, do documento que registra uma queixa e formaliza uma denúncia em órgãos responsáveis pela Segurança (Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar).

ExpressõesEditar
arre égua: interjeição usada as regiões Norte e Nordeste do Brasil para demonstrar espanto. baixa da égua: lugar muito distante.

Geralmente usamos esta expressão, beeeem informal, para dizer que tá tudo bem, sem maiores problemas, sem preocupações. Ou “tô de boa” no sentido de “tô tranquilo”, “tô relaxado”.

Significado de ratin: Palavra muito usado no nordeste. Rato pequeno; algo pequeno, catito.

Povo arretado, que não foge da luta, que respeita uma tradição e que vive numa região de mil encantos e paisagens. Esses são os nordestinos, pessoas que vivem em nove estados do Brasil.

Nordestino é afeto, receptividade, cultura, comida com sabor e um forró no meio do poeirão, ao som do rei do Baião.

O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil. O Nordeste brasileiro é conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas do mundo todo.

1. Ipsilone. Por menor, detalhe, minúcias.

Oxente é uma interjeição utilizada com o significado de admiração, surpresa ou mesmo estranheza. O termo é bastante popular na região nordeste do Brasil, onde se pode ouvir oxente, nas mais diversas situações de comunicação.

Um “cheiro” (chero ou xero) por lá não está relacionado necessariamente ao verbo cheirar, mas sim a um beijo. Assim, quando você manda um “cheiro”, você manda um beijo a alguém.

A riqueza cultural do Nordeste é capaz de deixar qualquer um de queixo caído, o delicado e ao mesmo tempo vibrante artesanato local retrata a tradição e herança cultural formado pela mistura de povos de diferentes lugares do mundo.