O que é plástico PS?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Em primeiro lugar, o PS Poliestireno é um plástico que pode ser moldado a partir de altas temperaturas, semelhante ao vidro e ao acrílico em sua transparência, solidez e brilho. Assim, seu diferencial está na facilidade de processamento e o seu baixo custo.

Você sabe o que é PS? Assim é chamada a chapa de poliestireno e é com esse material que produzimos diversos produtos, inclusive as placas. Além do baixo custo, esse material tem baixa absorção de umidade, é altamente resistente ao impacto e ao calor.

Poliestireno (PS): copos de plástico descartável.
É o material utilizado na maioria dos copos descartáveis. Para saber se um copo é de Poliestireno deve procurar pelo símbolo triangular que indica a sua reciclabilidade, com o número "6" dentro e as letras "PS" abaixo. Modelo de copo de café em Poliestireno.

Poliestireno Cristal e de Alto Impacto (PS): esse material é mais fraco e frágil do que os demais, sendo utilizado para fabricar produtos descartáveis e que necessitem de alta transparência. Entre as aplicações mais conhecidas estão potes de embalagens em geral, tampas e copos descartáveis.

Dentro dessas opções, o material que oferece o melhor custo benefício é o PS e, por isso, é o mais usado entre os três. PS não é PVC, algumas empresas costumam utilizar o termo PVC quando na verdade está sendo oferecido o PS, são semelhantes, mas composição, durabilidade e custo são diferentes.

Poliestireno

O que é Poliestireno (PS)?
O poliestireno ou PS é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno (vinil benzeno).

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

O PS – poliestireno pode ser encontrado nas mais diversas indústrias e segmentos, sendo alguns deles: indústria de cosméticos, copos descartáveis, escovas de dentes, seringas, alguns brinquedos, revestimentos para portas de geladeiras e também é utilizado na proteção no transporte de eletrodomésticos.

A prancha de EPS é de isopor e a prancha de PU é feita de poliuretano. Já o Epóxi é a resina à base de água que cobre as pranchas. A diferença é que a prancha de EPS necessariamente precisa ser coberta por resina Epóxi, já a prancha de PU pode ser coberta por epóxi ou poliéster.

O Isopor® é a marca registrada da Knauf; o produto em si recebe o nome de EPS (Expanded Polistyrene), ou poliestireno expandido, e vem da família dos plásticos.

São placas de 10 a 15 mm, de baixa densidade, pois têm melhor efeito no isolamento acústico. Sobre as placas, é executado o contrapiso e o revestimento final. “A função do EPS, neste caso, é isolar o contrapiso da laje, impedindo a propagação do ruído de impacto”, ensina.

Para identificar um copo feito de polipropileno (PP), basta ver o símbolo triangular de reciclável com um número cinco dentro e as letras PP abaixo. Já para reconhecer copo descartável feito de poliestireno (PS) basta observar o símbolo triangular de reciclável, com o número seis por dentro e as letras PS abaixo.

PP (polipropileno)
Além de ter alto potencial de reciclagem, os copos descartáveis PP são extremamente resistentes a fraturas por flexão, queda ou fadiga e possuem boa resistência térmica e química. Em ocasiões em que os copos precisam ser mais robustos e resistentes, o PP é uma escolha muito melhor em relação ao PS.

Número 4: PEBD
É atóxico, impermeável, flexível e normalmente é utilizado para criação de embalagens, composição de peças de computador, brinquedos, garrafas, sacos de lixo e também pode integrar as sacolas de supermercado. Além disso, é uma das lâminas que compõe as caixas de leite.

Também conhecido como poliestireno comum, ele apresenta baixo custo e é um pouco menos flexível, além de apresentar maior índice de refração, quando comparado aos outros. Na estética, assemelha-se a um vidro, por ser transparente. Pode ser usado, por exemplo, em pipetas de laboratório, tesouras e copos descartáveis.

O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material. Entre os tipos estão o PEAD (Polietileno de alta densidade), PEBD (Polietileno de baixa densidade), PP (Polipropileno), PS (Poliestireno), PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila), PET (Tereftalato de polietileno) e outros.

O principal pelos equivicos no Brasil é o poliestireno (PS) cristal, um polímero usado em artigos de baixo custo, como em utilidades domésticas. O acrílico, por sua vez, é mais nobre e duradouro (no mínimo, 10 vezes mais resistente a impactos do que o vidro) e 100% reciclável.

Continuar lendo Qual o plástico do RG?