Onde fica a ilha de plástico?

Perguntado por: ozaganelli2 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

A ilha de lixo que flutua no Pacífico triplica o tamanho da França e é o maior depósito de lixo oceânico do mundo com 1,8 trilhões de pedaços de plástico flutuantes que matam, anualmente, milhares de animais marinhos entre a Califórnia e o Havaí.

oceano Pacífico

Localizada no oceano Pacífico, uma mancha de lixo resultado do acúmulo de detritos— principalmente de plástico — era considerada uma das catástrofes ambientais produzidas pela humanidade.

A ilha de lixo que flutua no Pacífico triplica o tamanho da França e é o maior depósito de lixo oceânico do mundo com 1,8 trilhões de pedaços de plástico flutuantes que matam, anualmente, milhares de animais marinhos entre a Califórnia e o Havaí.

O lixo que termina nos oceanos segue um caminho conhecido: sem o descarte adequado, vai para lixões, muitos deles à beira de corpos d'água, de onde seguem para o mar.

Giro do Pacífico Norte, o maior deles
A chamada Grande Porção de Lixo do Pacífico foi a primeira ilha a ser descoberta, em 1997, pelo oceanógrafo Charles Moore. Esse giro recebe o nome de Grande Porção de Lixo do Pacífico e detém cerca de 79 mil toneladas de lixo.

As ilhas de plástico ou ilhas de lixo, são grandes áreas do oceano onde se concentra lixo. São formadas por correntes oceânicas rotativas, uma espécie de redemoinhos que puxam objetos para dentro de um local, formando estas manchas de lixo. Existem 5 ilhas de plástico no oceano.

A origem das ilhas de lixo deve-se ao acúmulo de resíduos flutuantes, esses resíduos em sua maioria plásticos, se acumulam no centro dos grandes oceanos. A primeira ilha foi descoberta no Pacífico Norte, no ano de 1997 pelo oceanógrafo norte-americano Charles Moore.

Nossa ação gera uma reação contra nós mesmos. Sabe-se, hoje, que o plástico já está de volta à nossa mesa através dos frutos do mar (que também contém fezes humanas) peixes, e organismos filtrantes, que ingerimos.

Plásticos biodegradáveis são materiais que se decompõem naturalmente no meio ambiente. Esse processo de decomposição ocorre quando microrganismos presentes no ambiente metabolizam e quebram a estrutura molecular do plástico biodegradável.

A mancha de lixo, situada a meio caminho entre as costas da Califórnia e o Havaí, se estende por cerca de 1.000 Km e é formada por aproximadamente 4 milhões de toneladas de todo tipo de objeto plástico.

O Brasil, segundo dados do Banco Mundial, é o 4o maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

De acordo com o estudo da WWF, preparado com dados do Banco Mundial, o Brasil produz anualmente 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia e à frente de países como Rússia, Indonésia e Alemanha.

Em ordem: Áustria (1 º lugar), Alemanhã (2 º lugar), Bélgica (3 ºlugar), Holanda (4 ºlugar), Suíça (5 ºlugar), Suécia (6 ºlugar), Luxemburgo (7ºlugar), entre outros.

São Paulo é a cidade que mais produz resíduos no país: 12 mil toneladas por dia; veja dados.

O Brasil é recordista mundial no recolhimento e reciclagem de latas de alumínio. Em 2021, 98,7% das latas comercializadas em todo o país foram reutilizadas, o maior volume da história.