O que é pop e BPF?

Perguntado por: amoura6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O manual de boas práticas por si só é um documento bem mais extenso do que o POP. A principal diferença, no entanto, não se concentra no detalhamento de procedimentos. O POP é um documento que deve ser anexado ao Manual de Boas Práticas. No caso, podemos dizer que um Manual de Boas Práticas é composto por vários POPs.

POP é a abreviação para Procedimento Operacional Padrão. Se o manual de boas práticas equivale a um manual de instruções, o POP é uma receita de bolo, com o passo a passo detalhado das operações.

A principal intenção é garantir que os requisitos de higiene e qualidade sejam cumpridos em todas as etapas de fabricação, incluindo:

  • Recebimento de matéria-prima;
  • Armazenagem;
  • Preparação do produto;
  • Manipulação;
  • Embalagem;
  • Transporte e logística.

O BPF abrange todos os aspectos da produção desde os materiais de partida, instalações e equipamentos até o treinamento e higiene pessoal dos funcionários. Procedimentos operacionais padrão (POP's) escritos detalhados são essenciais para cada processo que possa afetar a qualidade do produto acabado.

O POP é um documento que estabelece de forma minuciosa como um processo ou tarefa devem ser executados, elencando aspectos como sequência de atividades, materiais utilizados, cuidados a serem observados, controles, responsáveis por cada etapa etc.

Quem faz o procedimento operacional padrão? O procedimento operacional padrão costuma ser feito por gestores e diretores da empresa ou de algum departamento específico. No entanto, é recomendado que os colaboradores que atuam na linha de frente de determinado POP também participem da elaboração do documento.

Existem três tipos principais de POP, e eles são definidos pelo formato em que são apresentados aos seus companheiros de equipe. Temos, portanto, a opção Passo-a-passo, a alternativa Hierárquica e a versão em Fluxograma.

Conheça os 4 POPs obrigatórios segundo a legislação Federal

  • POP 1 – Higienização de Instalações, Equipamentos e Móveis.
  • POP 2 – Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas.
  • POP 3 – Higienização do Reservatório de Água.
  • POP 4 – Higiene e Saúde dos Manipuladores.

Os POPs referentes às operações de higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios devem conter informações sobre: natureza da superfície a ser higienizada, método de higienização, princípio ativo selecionado e sua concentração, tempo de contato dos agentes químicos e ou físicos utilizados na operação de ...

A resolução prevê que os POPs devem conter as instruções sequenciais das operações e a frequência de execução. Devem ser especificados o nome, o cargo e ou a função dos responsáveis pelas atividades. Além disso, devem ser aprovados, datados e assinados pelo responsável do estabelecimento.

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos.

A elaboração do manual de boas práticas geralmente é feita por profissional especializado na área de controle de qualidade de alimentos, contratado para fazer o levantamento das não conformidades encontradas, realizar as ações corretivas juntamente com o estabelecimento e desta forma direcioná-lo aquilo que a ...

No Brasil, as BPF são estabelecidas por meio de portarias e resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997, estabelece os requisitos gerais sobre as condições higiênico-sanitárias e de BPF para estabelecimentos produtores de alimentos.

Os POPs descrevem passo a passo como realizar uma determinada tarefa ou processo, fornecendo instruções detalhadas para os colaboradores. Essas instruções podem abranger desde atividades operacionais simples até processos complexos, dependendo das necessidades e especificidades de cada organização.

Procedimento Operacional Padrão - POP — Ministério da Agricultura e Pecuária.

Tânia Soares Rebello esclareceu que consiste na padronização de tarefas dentro da instituição. “O POP é um documento que contém todos os passos para a realização de uma atividade. Antigamente, falávamos em normas e rotinas, ou seja, é um roteiro padronizado de cada atividade que é realizada na instituição”, observou.