O que é povoado rural?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Um povoado poderia ser descrito como as zonas rurais ou suburbanas equivalente a um bairro de uma cidade ou aldeia. A área de um povoado pode não ser exatamente definida e pode simplesmente ser contida dentro do código postal do seu correio, ou pode ser definida pela sua escola ou bombeiro do distrito.

Ou seja, a diferença de cidade para vila, vilarejo, povoado é que toda cidade, além de suas características de modo de ocupação de um espaço, é predicada pelo que caracteriza político-administrativamente o município.

Um local densamente povoado é um local com muitos habitantes por metro quadrado. Um local populoso é um local com uma população muito grande em termos absolutos.

Um povoado, lugar, lugarejo, vilarejo, povoação, aldeola, casal ou povo é um assentamento humano constituído por poucas casas, ou seja, de pequenas proporções. É geralmente rural e demasiado pequeno para ser considerado uma aldeia, embora por vezes o termo é usado para um tipo diferente de comunidade.

Pequena localidade habitada: 1 aldeamento, aldeia, aldeola, aldeota, arraial, arruado, capela, casal, lugarejo, maloca, núcleo, povo, póvoa, povoação, povoamento, taba, vila, vilar, vilarejo, vilarinho, vilela, vileta, vilória, vilório, vilota.

O povoado é caracterizado pela existência de um número mínimo de serviços ou equipamentos para atender aos moradores do próprio aglomerado ou de áreas rurais próximas.

Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.

O primeiro povoado brasileiro com europeus foi a Colônia de Porto Seguro, na Bahia, em 1503. Participou dois frades franciscanos, que construíram a primeira igreja brasileira, a Igreja de São Francisco de Assis. A primeira vila foi a de São Vicente, fundada em 1532, por Martim Afonso de Sousa.

Populoso, refere-se à população total e absoluta do país, ou seja, o número de habitantes daquele país, independentemente de sua distribuição, considera-se apenas o número total de habitantes a grosso modo. Povoado, refere-se à população relativa, ou seja, o número de habitantes por quilômetro quadrado (hab./km²).”

Dessa forma, pode-se dizer, então, que um país povoado é o que apresenta uma elevada densidade demográfica, como, por exemplo, Mônaco e Cingapura.

Estados. Entre as unidades da federação, São Paulo segue como o estado mais populoso, com 46,6 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país. Em seguida vem Minas Gerais, com 21,4 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com 17,5 milhões. Já o menos populoso é Roraima, com 652.713 moradores.

Apesar desse elevado número, o Brasil não é considerado um país povoado, pois apresenta uma grande extensão territorial (7 741 220 km²) e uma população má distribuída em seu território. No Brasil, podemos encontrar áreas densamente povoadas, como São Paulo, e áreas muito pouco povoadas, como o estado do Amazonas.

Os cinco países/territórios dependentes com maior densidade demográfica são:

  • Macau (China) - 21.229 habitantes/km²;
  • Mônaco - 18.126 habitantes/km²;
  • Singapura - 7,796 habitantes/km²;
  • Hong Kong - 6.698 habitantes/km²;
  • Gibraltar (Reino Unido) - 4.874 habitantes/km².

Povoado (população relativa): refere-se à distribuição da população pelo território, isto é, a sua densidade demográfica, ou número de habitantes por quilômetro quadrado (km²).

Povoado é um pequeno número de pessoas que moram em uma região. Gosto deste povoado.

Povoados são regiões em que há ocupação pouco expressiva, e geralmente, localizam-se em ambientes rurais. Os distritos já são locais centrais, que têm grande importância para a cidade como um todo.

Tal questão se explica pelo fato de que o termo povoado considera apenas a população absoluta, ou seja, não considera a distribuição das pessoas em um território.

Seu raio de influência podia alcançar até centenas de quilômetros de distância. Os povoados com esse status chamavam-se freguesia. O povoado cresce e obtém autonomia político-administrativa, recebendo câmara, cadeia e pelourinho, os podemos legislativo e executivo de hoje.