O que é preciso para construir a paz?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Entender os valores e posturas dos outros é uma das formas de se iniciar a construção da paz. As pessoas podem a partir do diálogo, da prevenção, da criação de espaços de resolução, buscar evitar situações de disputa mediante uma gestão e administração das situações de conflito.

Consequentemente, a construção de uma paz positiva requer iniciativas que permitam a distribuição igualitária de poder e de recursos mediante a promoção de valores relativamente consensuais entre as nações, como a cooperação entre países, o desenvolvimento, a igualdade, a justiça e o pluralismo (Galtung 1967.

Prevenção de Conflitos
As principais estratégias para evitar que as disputas se transformem em conflitos e para prevenir a ocorrência de conflitos são a diplomacia preventiva e o desarmamento preventivo. A diplomacia preventiva refere-se a medidas tomadas para evitar que surjam conflitos e limitar a sua disseminação.

Em sua concepção positiva, a paz não é o contrário da guerra, mas a prática da não-violência para resolver conflitos, a prática do diálogo na relação entre pessoas, a postura democrática frente à vida, que pressupõe a dinâmica da cooperação planejada e o movimento constante da instalação de justiça.

Com origem no termo latim pax, a paz pode ser definida num sentido positivo e num sentido negativo. No seu sentido positivo, a paz é um estado de tranquilidade e de quietude; já, em sentido negativo, a paz é a ausência de guerra ou violência.

Os oito pilares pela ordem: educação para a paz; desenvolvimento econômico e social sustentável; respeito por todos os direitos humanos; igualdade entre homens e mulheres; participação democrática; compreensão, tolerância e solidariedade; comunicação participativa e livre circulação da informação, paz e segurança ...

Humilhar-nos perante Deus, orar sempre, arrepender-nos de nossos pecados, entrar nas águas do batismo com um coração quebrantado e um espírito contrito e tornar-nos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, todas essas coisas são exemplos profundos de retidão que serão recompensados com uma paz duradoura.

Base íntima do entendimento e do bem estar humano, a paz interior é um estado de calma e estabilidade emocional, onde a sensação de equilíbrio transcende exteriormente.

A paz é um sentimento que temos quando mantemos uma relação harmoniosa com outras pessoas, causando um estado de tranquilidade e de não violência. É também um estado de quietude de um lugar, sem barulho, movimento e agitação.

E existem diversas situações que podem tirar sua paz em seu trabalho, acabar com sua produtividade, atrasar seus projetos, sair do foco, tirar sua alegria e vontade de estar ali. O primeiro passo é identificar o que tira essa sua paz.

Para viver uma vida tranquila com as pessoas que estão ao seu redor e com você mesmo é preciso de paz. Mas, para isso, suas atitudes precisam condizer com o seu objetivo. É necessário que você aprenda a lidar com as situações do cotidiano com calma e equilíbrio, e não se deixe afetar pela conturbação do mundo.

De acordo com a responsável pela oficina, Hélyda Di Oliveira, da Universidade Holística Internacional da Paz (UNIPAZ), para se chegar a uma paz mundial é necessário que cada ser humano faça sua parte entrando em harmonia com o corpo, a mente, o coração e o espírito.

Desde o ano de 1948, em virtude do assassinato do líder pacifista Mahatma Gandhi, o mundo celebra no dia 30 de janeiro o Dia Mundial da Não-Violência, que é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada à educação para a paz, à solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

A paz é uma energia qualitativa que traz equilíbrio. A Paz Mundial se desenvolve através da não violência, da aceitação, da justiça e da comunicação. A paz é a principal característica de uma sociedade civilizada. A autenticidade da ação depende da autenticidade da pessoa.

A paz é um estado de equilíbrio e entendimento em si mesmo e entre outros, onde o respeito é adquirido pela aceitação das diferenças, tolerância, os conflitos são resolvidos através do diálogo, os direitos das pessoas são respeitados e suas vozes são ouvidas, e todos estão em seu ponto mais alto de serenidade sem ...