Por que o lírio-da-paz morre?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O excesso de água é uma das principais causas da morte da planta do lírio da paz e antes disso você poderá ver o lírio da paz murcho. Ele pode tolerar muito melhor a submersão. Então, se você estiver usando um vaso de cerâmica, pode regá-lo a cada dois dias aproximadamente durante o verão.

Lírio-da-paz murcho
Nada que uma rega de emergência não resolva: coloque o vaso num recipiente maior, encha com água até quase a boca do vaso e, deixe a planta umas duas horinhas ali que ela se recupera de um jeito quase mágico.

Os lírios não gostam muito de terra úmida, por isso, você deve ter cuidado para não molhar muito e acabar encharcando a flor que pode levar ao apodrecimento da planta. Em regiões mais quentes, regue de três a quatro vezes por semana. Já em épocas úmidas, uma até duas regas por semana.

A planta precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado, pois pode causar o apodrecimento das raízes e consequentemente a morte da planta. O ideal é regar quatro vezes por semana no verão e de duas a três vezes por semana no inverno. Para um lírio-da-paz pote 15, regue com mais ou menos 300 ml de água.

O lírio da paz precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado. 3 a 4 regas por semana serão o bastante. E nos dias mais úmidos, coloque a mão no solo para ver se precisa regar novamente e borrife água nas flores do lírio da paz.

Por vezes vamos encontrar esta planta completamente desmaiada, com todas as suas folhas caídas é um indício de falta de água, porém se colocar água na mesma ela recupera-se em algumas horas.

Para realizar adubações de reposição de nutrientes, usar adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10, 1 colher de sopa para 2 litros de água. Colocar numa garrafa PET e sacudir bem para dissolver. Um dia antes regar o substrato para formar um bulbo úmido.

O Lirio da Paz é uma planta reconhecida pelas suas propriedades purificadoras do ar. Conhecida por atrair sorte e felicidade.

Para deixar o lírio sempre florido e saudável, faça a poda regularmente. Assim, sempre que as folhas ficarem secas e murchas, o ideal é eliminá-las. A iluminação é outro ponto chave. Os lírios da paz precisam de muita luz, mas isso não quer dizer que é necessário deixar direto no sol.

O Lírio da Paz é conhecido por ser uma planta mística. Ele anula toda energia negativa dentro do ambiente, tanto de pessoas vivas, quanto de espíritos ruins. Esta planta é capaz de sugar toda a energia que não é boa e, quando murcha, significa que fez de tudo para proteger o lar e as pessoas que vivem nele.

O lírio é uma flor muito tradicional e representativa. Ela é muito citada nas escrituras bíblicas, e significa pureza, castidade e inocência, sendo relacionada à virgem Maria.

Lírio-da-paz vive em média de três a cinco anos.

O lírio da paz adora umidade e calor, podendo ser colocado até mesmo próximo do chuveiro. As regas dessa planta para banheiro devem ser feitas frequentemente, com cuidado para não encharcar a terra. Em dias secos, o recomendado é borrifar água em suas folhas.

Como cuidar de lírios em vasos
Os cuidados com lírios plantados em vasos são muito similares aos cuidados dos lírios plantados diretamente no solo. O vaso deve ficar em local bem iluminado, porém evitando os horários de sol mais forte e o substrato deve ter uma boa drenagem.

O Lírio da Paz é uma planta que prefere a sombra, sendo assim, é importante deixar a planta longe da luz direta do sol. Ela se dá muito bem dentro de casa, em ambientes de luz artificial. Porém, o mais interessante é deixá-la próxima a uma janela, com iluminação natural.

Lírio da paz precisa de rega frequente
Nas épocas mais quentes do ano, como o verão, o ideal é regar o lírio de três a quatro vezes por semana. Já no, quando o clima fica mais fresco, o indicado é regá-lo de duas a três vezes por semana.

Lírio branco – pureza e inocência. À semelhança do lírio lilás, o lírio branco é representativo do casamento e da maternidade. Por outro lado, o lírio branco também simboliza a paz. Assim, é muito frequente em arranjos florais para funerais.

Continuar lendo Como escreve MOH paz?