O que é preservar o meio ambiente?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Refere-se a um conjunto de práticas que visam proteger a natureza de ações que provocam danos ao meio ambiente, como a extinção de animais, a degradação das florestas, a poluição, o aquecimento global e o descarte incorreto de lixo.

O meio ambiente nos fornece todos os recursos que precisamos para a nossa sobrevivência, e para que ele continue fazendo isso, nós precisamos cuidar do planeta que vivemos. Dessa forma, o cuidado é extremamente fundamental não apenas para os seres humanos, mas para todos os seres vivos que habitam nele.

Existem algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande afinco.

  1. - Não jogue lixo nas ruas. ...
  2. - Não desperdice água. ...
  3. - Separe o lixo. ...
  4. - Evite usar materiais descartáveis. ...
  5. - Denuncie. ...
  6. - Não compre animais silvestres.

Preservação é manter a natureza intocável, promovendo ações que garantem a manutenção das características próprias do ambiente e as interações entre os seus componentes, como por exemplo, florestas em que o homem não pode desmatar, caçar ou fazer qualquer alteração.

Alguns dos "vilões" da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc); a poluição sonora; a poluição visual; a radiação nuclear (liberada pelas usinas), entre outras.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Os 5 tipos de meio ambiente

  • Natural;
  • Artificial;
  • Cultural;
  • Do trabalho;
  • Patrimônio Genético.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies. O problema: a atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

Assim sendo, a preservação do meio ambiente é um recurso fundamental para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos e para evitar problemas como o agravamento do efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

Preservação do meio ambiente e recursos naturais
Desse modo, um dos benefícios da preservação à natureza é a possibilidade de gerações futuras viverem num mundo mais equilibrado. Além disso, elas poderão ter a oportunidade de conviver com uma biodiversidade rica.

Alguns exemplos de preservação são as Áreas de Preservação Permanente (APPs), que tem a finalidade de “preservar os recursos naturais, onde, por definição, são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a ...

Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades. Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos.

O termo “meio ambiente” representa o conjunto de elementos que promovem a interação entre os diferentes seres vivos. O meio ambiente engloba as diferentes relações ambientais estabelecidas no espaço mundial e é fundamental à vida.

“A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.

Sendo assim, algumas pequenas atitudes podem contribuir para minimizar tais problemas ambientais, dentre as quais se podem destacar: economizar energia; economizar água; reciclar e reutilizar os resíduos sólidos, evitar desmatamentos, dentre outras.

Na área ambiental, observamos a degradação crescente e acelerada dos biomas brasileiros, além da contaminação das águas, solos e atmosfera. De modo mais geral, é claro o projeto de desmonte de políticas públicas em áreas vitais como educação, ciência, saúde e meio ambiente, e ele segue a todo vapor.

3 ações humanas cotidianas que causam impactos ambientais!

  1. Retirada da vegetação natural e as Ilhas de calor. ...
  2. Descarte inadequado do lixo e o Impacto sobre os recursos hídricos. ...
  3. Uso de combustíveis fósseis e as Chuvas ácidas.

O meio ambiente é composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera. É dele que retiramos os elementos essenciais para a nossa sobrevivência, como água, ar, alimentos e matérias-primas, um dos motivos pelos quais a sua conservação se faz tão importante.