O que é processo de decantação exemplos?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Decantação corresponde ao processo de separação de misturas heterogêneas, que podem ser do tipo líquido + sólido e líquido + líquido. Tais misturas são exemplificadas, respectivamente, por água + areia e água + óleo. Esse processo é baseado na diferença de densidade entre os componentes da mistura.

A decantação é usada para separar misturas do tipo sólido-líquido e líquido-líquido e baseia-se na diferença de densidade e na solubilidade de seus componentes. O primeiro passo é deixar a mistura em repouso, visto que a parte sólida costuma ser a mais densa.

Procedimento: Montar o suporte universal, em seguida colocar água e o óleo no funil de decantação e colocá-lo no suporte universal, depois colocar o béquer em baixo do funil, como na figura 1. Como mostra a figura o líquido mais denso, no caso a água e o menos denso o óleo, os dois são separados por decantação.

Como fazer a decantação da piscina
Meça e ajuste o cloro livre da piscina; Adicione o decantador à água da piscina conforme instruções do rótulo do próprio decantador; Desligue a motobomba da piscina e aguarde pelo menos 12 horas para que a decantação aconteça perfeitamente; Faça a aspiração do fundo da piscina.

O método ideal para decantação da água de sua piscina, deverá ser através do uso de produtos líquidos, pó ou gel, tais como: Barrilha e Sulfato de Alumínio (pó), Clarificante líquido ou gel.

É por meio da decantação que ocorre a eliminação de impurezas e partículas que ficam suspensas, que, de inconvenientemente, dão aquele aspecto esverdeado e turvo à água. Esse processo de limpeza da água da piscina se dá com o uso de decantadores, produtos específicos que devem ser bem misturados à água.

5° Etapa – Decantação
Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.

Através de sistemas de pressão (método de separação clássico, consiste em colocar a massa entre capachos e aplica-se pressão para separar a mistura de azeite e água (mosto oleoso), por decantação permite separar o azeite da água, por diferença de densidade).

Um bom exemplo do seu uso está nas estações de tratamento de água, no qual os sedimentos (areia, sujeira, entre outros) são separados da água que utilizaremos em nosso dia a dia. Além disso, a decantação é um método utilizado, por exemplo, na fabricação de vinhos, na separação de óleo e água, entre outros.

A filtração é um método de separação de mistura que faz uso de um filtro para separar os componentes de uma mistura, que pode ser dos tipos sólido + líquido (areia + água) ou sólido + gás (poeira + ar).

Como o sal é separado da água para chegar às nossas casas? O método usado chama-se evaporação. O texto Estados físicos da água e suas mudanças mostrou que a evaporação é a passagem lenta da água do estado líquido para vapor.

Identificaram que a decantação é um processo de separação que permite dissociar misturas heterogêneas, isto é, misturas cujas partes sejam observáveis. E a filtração consiste também na separação de uma mistura heterogênea composta por um sólido disperso em um líquido ou gás.

Para separar esses dois líquidos, utilizamos o processo de decantação. Nesse processo, utilizamos um funil de bromo apoiado em um suporte universal, como mostrado na Figura 5. O óleo, por ser menos denso do que a água, fica por cima da mistura.

Na hora de decantar um vinho, pegue a garrafa e deixe-a em posição vertical na mesa, de preferência um dia antes. Em seguida, sem movimentar muito a garrafa, retire a cápsula para abri-la. Em um lugar iluminado, despeje o vinho lentamente no decantador até que visualize os sedimentos no pescoço da garrafa.