O que é proposição básica?

Perguntado por: aluz2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

As proposições simples são aquelas que declaram algo sem o uso de conectivos, que são: “e” (conjunção), “ou” (disjunção inclusiva), “ou…, ou…” (disjunção exclusiva), “se…, então…” (condicional) e “… se e somente se…” (bicondicional).

Podemos classificar as proposições. Elas podem ser classificadas quanto à quantidade e quanto à qualidade. Quanto à quantidade, as proposições podem ser universais ou particulares. Quanto à qualidade, as proposições podem ser afirmativas ou negativas.

Proposição “vem de propor” que significa submeter à apreciação; requerer um juízo. Trata-se de uma sentença declarativa – algo que será declarado por meio de termos, palavras ou símbolos – e cujo conteúdo poderá ser considerado verdadeiro ou falso.

Proposições simples são aquelas formadas por apenas uma proposição. Exemplos: - O balde é de ferro. - A bola é azul.

A proposição lógica é definida como toda oração que declare algo, podendo ser valorada como verdadeira ou falsa, sem casos em que ela se encaixe nas duas opções. Dessa maneira, a frase deverá ter um sujeito e um predicado para que o candidato compreenda.

Denomina-se proposição toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro de certo contexto, somente um de dois valores lógicos possíveis: verdadeiro ou falso.

As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos:

  • Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero.
  • Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).

Significado de Proposição
O que se afirma, se diz, se escreve; afirmação. Ato de submeter a apreciação ou a exame. Sentença passível de comprovação ou não; enunciação.

Existem dois tipos de proposições gerais: a universal e a particular. Uma “proposição universal afirmativa” é uma proposição com “todos” e “todo” (“Todas as baleias são mamíferos”). Ela afirma algo sobre uma classe inteira. Uma “proposição universal negativa” é uma proposição com “nenhum” (“Nenhum peixe tem pés”).

Valores lógicos de uma proposição: O valor lógico de uma proposição é V se a proposição for verdadeira e F se ela for falsa. Proposições simples e composta: Proposição simples é aquela que expressa uma única idéia, ou seja, não contém nenhuma outra proposição como parte integrante de si mesma.

Trata-se de uma linguagem formal cujo objetivo é representar trechos de discurso de uma maneira precisa e sem ambiguidades. Dito de outra forma, a Lógica Clássica Proposicional (vamos chamar de LCP daqui por diante) é um formalismo composto por: Linguagem formal: usada para representar conhecimento.

Frase em italiano é um conjunto de palavras dotadas de sentido completo e proposição é todo segmento da frase dotado de um predicado.

1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.

A proposição composta é formada por duas ou mais proposições simples. Para formar essa conexão lógica composta é utilizado o conectivo e, que possui o símbolo de ^. Exemplo utilizando outro conectivo. “Ou te darei um beijo, ou te darei um tapa”.

Construção de tabelas verdade
A tabela verdade de uma proposição formada por n proposições simples terá 2n linhas.

3 Negação de uma Proposição Simples
O símbolo que representa a negação é uma pequena cantoneira (¬) ou um sinal de til (~), antecedendo a frase. (Adotaremos o til); Basta pôr a palavra não antes da sentença, e já a tornamos uma negativa. Exemplos: João é médico. Negativa: João não é médico.

Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso). Uma proposição também pode ser expressa por símbolos.

O que é Proposição: É todo conjunto de pensamento, que possa ser classificado como verdadeiro ou falso.