O que é que significa a palavra se?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

pronome Expressa reciprocidade; indica a ação do verbo cujo sujeito é alterado: Capitu penteava-se em frente ao espelho. Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado? conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria.

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal.

Dizer respeito a, ter relação com. 7. Citar, alegar (para confirmar o que se diz).

Desenvolver qualidades (ex.: ele fez-se e estamos orgulhosos).

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se".

Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que. Conjunção temporal: 3 enquanto, quando, sempre que.

A conjunção "SE", além de ser condicional, pode ser causal ou iniciar oração subordinada substantiva com função de sujeito ou de objeto direto, sendo denominada, nesse último caso de conjunção integrante.

trio | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira. Observe: Ela perdeu a melhor amiga.

Que palavra pode ser usada antes desses verbos indicando a pessoa a quem estão se referindo? Eu. Além do tempo — presente, passado, futuro —, os verbos indicam a pessoa a que estão se referindo.

2 acha-se, supõe-se, pensa-se, toma-se, concebe-se, reputa-se, qualifica-se, estima-se, aprecia-se. Exemplo: Tem-se como o melhor professor do colégio, mas isso não é verdade.

A forma consegue-sepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de conseguir] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de conseguir] . Conjugação:irregular.

Far-se-á está correcto e, neste contexto, pode considerar-se usual, dado que a mesóclise ocorre, essencialmente, em textos e discursos formais.

Se utilizar «como se», tem de empregar o conjuntivo: «Ele ergueu as mãos como se mostrasse que estava inocente.» Note que o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, regista «como que» e «como se», referindo esta expressão como sinónima daquela.

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar? Correto: Já se pode entrar?

Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.