O que significa a palavra a palavra cratera?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

1. [ Geologia ] Abertura por onde saem as matérias expelidas por um vulcão. 2. Grande taça com duas asas, por onde os antigos serviam o vinho.

1 Geog. Geol. Abertura no costado de um vulcão, por onde pode sair lava; cratera secundária.

Assim, as crateras simples havaianas são uma fossa aberta na lava solidificada. Geralmente existem várias em cada vulcão e muitas vezes abrem-se numa outra maior que não é mais que uma cratera de subsidência.

Segundo a Wikipédia (2009) “cratera é uma depressão existente no solo da terra ou de qualquer outro corpo celeste. Pode ser provocada pelo impacto de um meteorito ou asteróide com a superfície dum planeta, satélites ou outros asteroides. O termo é também utilizado para designar a depressão formada pelos vulcões”.

Washington - Cientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) e da Universidade Brown, nos Estados Unidos, descobriram a origem de Oriental, a maior cratera da Lua formada há 3,8 mil anos e com um diâmetro de 930 quilômetros, segundo publicou na quinta-feira a revista "Science".

Através da cratera do vulcão a lava (mistura de rochas fundidas) é expelida para fora. A lava vem de "bolsões" ou "lagos" subterrâneos de magma - nome dado à lava antes de sair do vulcão.

cratera de Vredefort

A cratera de Vredefort, com mais de 2 bilhões de anos, é considerada a maior cratera de impacto já descoberta na Terra.

A cidade de Buriticupu, no estado brasileiro do Maranhão, encontra-se rodeada por 26 crateras, correndo o risco de ser engolida pela terra.

– Sonhar que está caindo em uma cratera pode representar um medo da mudança ou da perda de controle sobre a própria vida. – Sonhar que está preenchendo uma cratera pode ser um sinal de que o sonhador está pronto para encerrar um capítulo na vida e seguir em frente.

A água fica ácida porque, quando a chuva se infiltra no solo, ela absorve o dióxido de carbono e reage com vegetação em decomposição. Com o tempo, a erosão vai criando um sistema de pequenas cavernas e, quando estas cavidades não suportam o peso da terra ou areia por cima delas, a terra afunda e forma um sumidouro.

A mais larga (no lado negro da Lua – aquele que não pode ser visto por nós, da Terra) possui mil quilômetros de diâmetro, mas há milhões de crateras com pelo menos 1 m de diâmetro. A teoria é de que a maioria das crateras foi formada por meteoritos que se chocaram contra a Lua, em um passado distante.

Começamos o post já falando qual é a maior cratera do mundo! O nome dela é Cratera de Vredefort, com 30 km de diâmetro e 2 bilhões de anos. Considerada a mais antiga e maior cratera do mundo de impacto do planeta, ela fica localizada na África do Sul, em Vredefort.

“A água que se produz através de vento solar acontece após uma reação entre hidrogênio e oxigênio presentes nas pequenas crateras da superfície lunar”, continuou Sen Hu, explicando depois que as esferas na superfície da Lua funcionam como “esponja” para a água.

Sabe-se que existem cerca de 200 crateras em nosso planeta, e que variam entre poucos metros até centenas de quilômetros de diâmetro.

Entre os animais que aparecem na cratera do vulcão extinto, estão elefantes, zebras, avestruzes, búfalos, gnus, gazelas, rinoceronte-negros, cercopiteco-de-face-negra, guepardos, hienas, chacais, leões de juba negra, hipopótamos e muitos outros.

A cratera Chicxulub, soterrada embaixo da Península do Iucatã, no México, tem mais de 180 km de diâmetro, sendo considerada uma das maiores áreas de impacto por meteoros do mundo.

A Lua também tem gravidade e por isso atrai alguns dos meteoros que se chocam com ela, protegendo o nosso planeta de ser atingido por eles. Como a sua atmosfera não é densa como a nossa, ela tem muito mais crateras do que a Terra.

Ao contrário da Terra, ela não possui uma atmosfera para frear ou desintegrar os meteoros que se dirigem à sua superfície. Resultado: esses corpos celestes acabam atingindo o solo lunar com força total, causando buracos que variam conforme a dimensão e a forma de cada um.

Cratera: também conhecido como “boca” do vulcão, é por onde o magma extravasa e passa a ser chamado de lava vulcânica; Cone vulcânico: formato geral dos vulcões Cumbre Vieja, Etna e Vulcão de Fogo. Figura 3: Perfil esquemático de um vulcão.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.