O que é reflexo de paraquedas?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

É desencadeado colocando-se a criança de ponta cabeça. Observa-se a extensão dos braços para frente, como se fosse para amparar a queda. É o último reflexo postural a aparecer. Está presente a partir de 8 a 9 meses de idade.

Reflexo de Landau
Quando o examinador flete a cabeça, as pernas se fletem. É um reflexo postural fundamental para sentar e andar. Está presente a partir de 4 ou 5 meses de idade.

REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico .

A assime- tria do reflexo pode ser observada em pacientes com paralisia do plexo braquial, trauma de claví- cula e ombro e nos casos de lesão motora assi- métrica do trato piramidal superior. O reflexo de Moro deve desaparecer após 5 meses de vida.

SINAIS E SINTOMAS DO REFLUXO

  1. Cuspir leite durante ou após as mamadas.
  2. Recusar alimentos ou engasgar.
  3. Soluços ou tosse persistentes.
  4. Choro ou choro excessivo durante a alimentação.
  5. Infecções de ouvido frequentes.

Alguns reflexos ficam por mais tempo, como o de Moro, em que a criança, sentindo-se desequilibrada ou assustada por um ruído forte, joga a cabeça para trás e estica braços e pernas. Isso até os 5 meses. Mais do que uma exibição de habilidades para os pais, os reflexos são fonte de pesquisa para os pediatras.

Ou seja, para cada um acidente fatal ocorrido, foram realizados mais de 253 mil saltos. Isso equivale a uma porcentagem de 0,004 fatalidades para cada 1.000 saltos no ano de 2018.

Com base nos estudos investigados, foi constatado que devido ao estresse psicológico ocasionado pelo salto de pára-quedas, há um aumento nos níveis plasmáticos de adrenalina, noradrenalina, lactato, cortisol, sódio e potássio, que a longo prazo podem trazer conseqüências a saúde.

Reflexo de Galant
É desencadeado por estímulo tátil na região dorso lateral. Observa-se encurvamento do tronco ipsilateral ao estímulo.

O que é reflexo de Moro ? Reflexo de Moro é o reflexo exclusivo dos recém-nascidos, podendo aparecer até os três meses da criança. O principal movimento do reflexo de Moro é o movimento involuntário de braços, pernas e cabeça da criança.

A principal função do reflexo de Galant é desenvolver o sentido vestibular e ajudar a criança a passar pelo canal do parto, mas ao se manter ativo depois que a criança completou um ano de idade, qualquer toque na região lombar vai fazer a criança girar o quadril nessa direção.

A pediatra e neonatologista Ana Larissa de Melo explica que o índice, também conhecido como Escala de Apgar, trata-se de uma linguagem universal para analisar cinco aspectos da criança: cor, frequência cardíaca, respiração, irritabilidade reflexa e tônus muscular.

Reflexo de Landau
Esse estímulo faz com que as pernas da criança se flexionem contra o tronco. Além disso, observa-se elevação da cabeça acima do tronco. Está presente a partir dos 3 meses de idade e desaparece por volta dos 12-24 meses.

O exame para verificar o reflexo de moro
“No exame, o pediatra deve segurá-lo com as duas mãos, colocando uma nas costas e outra apoiando seu pescoço e cabeça. Depois, deve deixá-lo “cair” de um a dois centímetros, sem nunca retirar as mãos de debaixo de suas costas.

Previna espasmos durante o sono do bebê O recém-nascido não tem controle pleno dos membros. Por isso, é comum ele se assustar quando tem um espasmo e acabar acordando com o movimento involuntário.

Em consultas pediátricas, o reflexo de Moro é testado para avaliar o sistema nervoso do bebê. Nele, o especialista segura o bebê, apoiando as costas, a cabeça e o pescoço com as mãos. Depois, é simulada uma queda de até 2 cm, a fim de avaliar se o bebê estica os braços com a surpresa gerada pelo movimento.

Uma forma de amenizar esse susto é colocar seu bebê primeiro de frente para a água e só depois virá-lo de costas. Ou enrolá-lo na toalha-fralda. Para dar mais segurança, você pode enrolar seu bebê em uma toalha-fralda, como um charutinho.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.