O que e resistência e tenacidade?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

A Tenacidade é a resistência que o material possui ao choque ou a percussão (pancada) sem se romper, ou seja, um material tenaz é aquele que possui um alto grau de deformação sem se romper. Em outras palavras, a tenacidade é quantidade de energia mecânica que o material pode absorver sem se fraturar.

Já a tenacidade pode ser definida como a habilidade de um material de absorver energia até sua fratura, incluindo o regime plástico. Assim, representa também a capacidade de suportar tensões maiores que a tensão de escoamento de um material, a partir da qual a deformação plástica se inicia.

É o comportamento que o mineral ou gema apresenta quando submetido a esforços mecânicos. Segundo Klein & Dutrow (2012) trata-se da resistência que um mineral apresenta em se romper, deformar ou perder completa ou parcialmente sua coesão. Desta forma, essa propriedade é função da força de coesão entre os átomos.

A tenacidade é uma capacidade que auxilia o indivíduo a estar sempre preparado para recomeçar, independentemente da dificuldade que ele tenha enfrentado.

É possível aprender estratégias que nos permitam desenvolver a tenacidade mental. Basta percebermos a quantidade de pessoas que lutam diariamente com grandes dificuldades e conseguem superá-las, reerguerem-se e voltarem a ter equilíbrio emocional e bem-estar nas suas vidas.

1 perseverança, persistência, obstinação, afinco, insistência, dedicação, determinação, garra, resolução, esforço, empenho, constância, paciência, pertinácia, contumácia, teima, afincamento, porfia, rigor. Forte apego: 2 apego, aferro, paixão, fixação, obcecação, obduração.

Em outras palavras:

  • Quanto maior o valor, menor será a probabilidade da trinca se propagar em um material.
  • Um valor alto, portanto, é um indicador de desempenho clínico superior a longo prazo e consequentemente um material mais duradouro.

Segundo Chiaverini em seu livro “Tecnologia Mecânica II”, Resiliência é a capacidade de um metal absorver energia quando deformado elasticamente e devolvê-la, quando descarregado do esforço que provocou a deformação, e Tenacidade, é a capacidade do material deformar-se plasticamente e absorver energia antes da ruptura.

Tenacidade é a medida de energia necessária para fraturar um material. Portanto, ela pode ser representada pela área sob a curva de tensão x deformação. A resiliência pode ser calculada determinando-se a área dentro da região elástica. A Tenacidade é calculada pela área total dentro das regiões elástica e plástica.

Ductilidade - É a capacidade de um material sofrer deformação Ductilidade - É a capacidade de um material sofrer deformação permanente (plástica) quando submetido a um esforço de tração. ... Tenacidade - É uma medida do trabalho realizado (ou energia consumida) em uma solicitação que leve o material à fratura.

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Grafeno consiste de uma única camada atômica de carbono, disposta em uma estrutura em favo de mel. Em sua forma perfeita cristalina, o grafeno é o material mais forte já medido.

A tenacidade é uma propriedade mecânica, que mede a capacidade de absorção de energia e sua consequente resistência à aplicação de forças externas. Materiais com maior tenacidade sofrem menos a influência de impactos e outras energias, matérias com baixa tenacidade se deformam ou rompem com mais facilidade.

Porfiado, teimoso, pertinaz, constante.

A borracha, por exemplo, é extremamente resiliente. Você pode golpeá-la o quanto quiser — ela retorna ao seu aspecto inicial, sem aparentar nenhuma avaria.

O material dúctil seria o mais tenaz, seguido pelo material forte e o quebradiço como o plástico. O mais quebradiço seria o mais duro, seguido pelo forte, o dúctil e plástico. Feito de carbono puro, o grafeno ultrafino é considerado um dos materiais mais fortes do planeta.

A tenacidade, em outras palavras, pode ser definida como “a capacidade do material deformar-se antes de romper” ou como “a capacidade do material absorver considerável quantidade de energia sem romper”.

Tenacidade de um metal é a sua habilidade de absorver energia na região plástica. Já o módulo de tenacidade é a quantidade de energia absorvida por unidade de volume até a fratura.

Resiliência. É a capacidade de absorção de energia do material quando a tensão aplicada lhe provoca uma deformação elástica e libera essa energia quando descarregado.