O que é resposta cronotrópica?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Cronotropismo é um efeito que algumas substâncias tem sobre o ritmo cardíaco, fazendo com que ele acelere.

A insuficiência cronotrópica (ICr) é caracterizada como a incapacidade de aumentar a freqüência cardíaca (FC) durante o teste ergométrico (TE) e está claramente relacionada com o pior prognóstico dos pacientes com coronariopatia8.

Déficit cronotrópico: Incapacidade de alcançar 85% da FC máxima prevista para idade, em teste interrompido por exaustão.

A incompetência cronotrópica (IC) é caracterizada como a incapacidade de atingir no esforço 80% da frequência cardíaca de reserva esperada para a idade e é um fator preditor de mortalidade e eventos cardíacos adversos, mesmo em populações saudáveis3-8.

A frequência cardíaca tende a aumentar conforme o incremento no exercício, o teste ergométrico é considerado satisfatório quando o paciente atinge mais que 85% da frequência cardíaca predita. A previsão da frequência cardíaca é feita através da fórmula: FCMAXIMA PREDITA = 220 – idade (Desvio Padrão = 11 bpm).

A resposta cronotrópica foi avaliada pela porcentagem atingida da FC máxima prevista para idade, de acordo com a fórmula de Astrand (Fcmáx=220- idade). A análise e o cálculo do ICrM foram feitos pelo método de Wilkoff3 14 que avalia a variação da freqüência cardíaca com função linear do consumo de oxigênio ao esforço.

Em resumo, a isquemia miocárdica no teste ergométrico significa que seu coração está com dificuldades para receber oxigênio e nutrientes durante o esforço físico. Isso pode ser um sinal de que suas artérias coronárias estão obstruídas e é necessário procurar tratamento médico.

Quando o teste ergométrico indica negativo ou não compatível com isquemia, está concluindo que o exame não detectou sinais de isquemia no miocárdio.

1) Teste ergométrico positivo por desenvolver isquemia: nesse caso, pode existir obstrução das coronárias, o que pode confirmar-se por meio de um cateterismo cardíaco ou tomografia cardiovascular.

Esse exame serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

O infradesnivelamento do segmento ST é um achado de interesse no ECG ou teste ergométrico. Isso porque, dependendo das características do desnível, ele pode sinalizar isquemia ou outras doenças preocupantes. Daí a necessidade de conhecer o padrão do segmento ST no ritmo sinusal, a fim de investigar essa anormalidade.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

Por isso, é relativamente frequente, no teste ergométrico, a presença de alterações da repolarização ventricular que têm possibilidade de se intensificar durante o exercício físico, tornando o exame sugestivo de isquemia, mesmo na ausência de obstrução significativa das artérias coronárias, além de arritmias complexas ...

Exercícios para quem já sofreu infarto
Após um infarto, é muito importante que a pessoa pratique um exercício físico. Isso ajuda na recuperação. Sair para caminhar, cuidando para que os batimentos cardíacos não excedam a frequência de 150 batidas por minuto, estão liberadas.

Realizado em esteira rolante, com protocolo de intensidade máxima. Consiste de 5 estágios de 3 minutos cada, variando a inclinação e velocidade. Inicia-se com inclinação de 10% e velocidade de 2,73 km/h (1,7 milhas/h).