O que é sinal de Drehman?

Perguntado por: aferreira5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O teste positivo produz o sinal de Drehmann que consiste no aparecimento da rotação lateral durante a realização da flexão do quadril (Figura). Este sinal aparece nas fases precoces da epifisiólise proximal do fêmur.

Complicações causadas pela epifisiólise
Ocasionando dificuldade de andar, claudicação (ato de mancar), sobrecarga muscular e até mesmo o aparecimento precoce de artrose. A artrose é uma doença que consiste na degeneração (desgaste) da cartilagem de uma articulação.

A epifisiólise proximal do fêmur (EPF) é o distúrbio de quadril mais comum na faixa etária adolescente. Ela ocorre quando a fraqueza na placa epifisária proximal do fêmur permite um deslocamento da epífise femoral proximal.

A osteonecrose, também conhecida como necrose avascular ou necrose asséptica, é uma doença em que há um compromisso da circulação sanguínea da cabeça femoral. A necrose óssea leva ao enfraquecimento da estrutura óssea e eventualmente ao afundamento da cabeça femoral e perda da sua esfericidade.

Impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando existe um contato anormal e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação da mobilidade e dor no quadril.

Denominada de osteonecrose, o infarto de osso ocorre quando a cabeça do fêmur não recebe a circulação sanguínea adequada. É muito comum ouvir sobre fratura óssea, desgaste no osso, osteoporose e reumatismo.

Ressonância Nuclear Magnética e Tomografia Computadorizada
O diagnóstico e tratamento de pacientes com impacto femoroacetabular geralmente demandam exames de imagem adicionais À radiografia.

Geralmente o tratamento é cirúrgico. O especialista irá fixar a epífise femoral, impedindo assim o escorregamento, ou poderá optar pela reconstrução da anatomia do quadril, nos casos em que a deformidade é mais grave.

Em caso de suspeita de luxação deve-se chamar uma ambulância ligando para o SAMU 192 ou os bombeiros ligando para o 190 se houver encarceramento. A pessoa deve ser transportada deitada numa maca porque não consegue apoiar o peso sobre a perna e também não consegue ficar sentada.

A luxação do quadril é uma situação em que a cabeça do osso da coxa (fêmur) saiu de seu encaixe, em uma cavidade na articulação do quadril (acetábulo) e assim as duas partes da articulação ficam separadas. O quadril lesionado causa muita dor e a pessoa talvez não aguente o próprio peso sobre a perna.

O fêmur é o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril. Esta região, conhecida como fêmur proximal, é sede frequente de fraturas.

Tíbia

Tíbia. Localiza-se logo abaixo do fêmur, na porção medial; a extremidade superior (cabeça) articula-se diretamente ao fêmur e à patela, mantendo contato através dos meniscos, enquanto a extremidade inferior articula-se ao tarso através do maléolo medial.

A epífise da cabeça do fêmur representa a extremidade do fêmur (a esfera da articulação esférica do quadril).

A dor pode ser leve ou grave e geralmente se desenvolve gradualmente. Dor associada com necrose avascular do quadril pode ser focada na virilha, coxa ou na nádega. Além do quadril, as áreas susceptíveis de serem afetados são o ombro, joelho, mão e pé.

O tratamento consiste, na fase inicial do diagnóstico, na retirada completa ou parcial da carga da articulação. O paciente passa a andar com muletas para evitar que ocorra o colapso ósseo, ou seja, a deformidade da cabeça femoral gerando uma incongruência entre o osso da bacia e fêmur.

Exercício de agachamento em portadores de Impacto Femoroacetabular (IFA) Estudos biomecânicos demonstram que o agachamento com hiperflexão e rotação interna dos membros inferiores durante os exercícios pode aumentar o grau de impacto entre o fêmur e o acetábulo.

O tratamento cirúrgico do impacto femoroacetabular é baseado na melhora da amplitude de movimento, aliviando o impacto do fêmur contra o rebordo acetabular e suas consequências. Acredita-se que a intervenção cirúrgica precoce, além de aliviar os sintomas, possa desacelerar a progressão do processo degenerativo.

O tratamento para o Impacto Femoroacetabular tem como objetivo inicial aliviar a dor, por isso é preciso que o paciente evite efetuar movimentos de rotação e flexão do quadril. Outros meios de diminuir a dor são o repouso, uso de medicamentos analgésico e anti-inflamatórios e fisioterapia.