O que é sinal de Hutchinson?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

O sinal de Hutchinson corresponde à extensão da pigmentação da matriz, leito ungueal e prato ungueal à cutícula adjacente e prega ungueal proximal e lateral. Representa a manifestação clí- nica da fase de crescimento radial do melanoma subungueal(2).

Portanto, pessoas em tratamento do câncer precisam ter certas preocupações e cuidados com as unhas. Durante a quimioterapia e a radioterapia a pele acaba ficando mais seca. Para evitar o ressecamento das unhas o ideal é usar um creme hidratante concentrado sobre as cutículas e unhas.

Manchas marrom-enegrecidas
O problema pode surgir inicialmente na forma de faixas longitudinais escuras. O melanoma é motivo de suspeita quando essas faixas apresentam diferentes tonalidades e espessuras e, ainda, se possuem pigmento escuro na cutícula", afirma a dermatologista.

De acordo com a dermatologista, as manchas marrons/escuras são as mais preocupantes e devem ser consideradas um alerta. “Para esses casos, deve-se realizar um procedimento chamado dermatoscopia, a fim de descobrir se existe um nevo melanocítico ou melanoma, que pode se desenvolver para um câncer de pele”, explicou.

Como tratar mancha escura na unha
O tratamento varia de acordo com a causa. Sendo assim, se a mancha foi provocada por uma micose, são prescritos antifúngicos de uso tópico ou oral. “A substituição do fármaco costuma resolver a melanoníquia medicamentosa”, diz o Dr. Hirata.

A mancha escura na unha que está associada ao câncer forma uma linha escura que vai da base até a ponta da unha. Ela parece com um fungo ou que você prendeu a unha em uma porta e ficou marcado. Por causa dessa semelhança, muitas pessoas ignoram o problema, mas ele é muito sério.

Hematoma por impacto é a principal causa para a unha preta
O aspecto preto/roxo ocorre devido a um sangramento no leito da unha, que gera uma mancha escurecida no local da lesão. Outro caso de hematoma por impacto é por pressão repetitiva, como pelo uso de sapato apertado, que pode deixar a unha do pé preta.

A biópsia da unha é realizada com anestesia local e neste procedimento um pequeno fragmento da lesão é removido e enviado para análise no laboratório de patologia para definir o diagnóstico. Somente depois deste resultado é que programamos o tratamento definitivo.

No hipertireoidismo pode ocorrer rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação, enquanto no hipotireoidismo ocorrem unhas frágeis, quebradiças.

As manchas nas unhas, segundo a dermatologista, podem aparecer também quando o esmalte digere a queratina (proteína que forma nossas unhas). Outro fator bem parecido é a digestão por dermatofítos, que são fungos que comem essa queratina.

Há, ainda, a chamada leuconíquia, na qual manchas brancas podem aparecer na região da unha por causa de uma alteração na estrutura — mas ela é inofensiva e não indica uma alteração no organismo. Geralmente, para tratar essas enfermidades, os médicos pedem que o paciente investigue a causa do problema.

Mancha preta na unha pode ser sinal de diversos problemas que acometem as unhas das mãos ou dos pés. Os mais comuns são as micoses (infecção por fungo), melanoma, melanoníquia, doenças sistêmicas e traumas físicos ou mecânicos.

Quais as causas da melanoníquia? Fototipo de pele; gravidez; trauma local crônico; infecção (pseudomonas); medicamentos, fototerapia, desordens inflamatórias (lúpus); onicomicose (fungo produz a melanina).

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.

A proteína queratina compõe uma grande parte das unhas, pele e cabelos. Mas quando seu corpo está com pouca proteína, ou zinco, cálcio e vitamina A, suas unhas tendem a mostrar isso na forma de sulcos que ocorrem nas unhas.