O que é som de sibilos?

Perguntado por: icamilo . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Os sibilos são sons ou ruídos respiratórios auscultados (ouvidos com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente. Popularmente, são descritos como chiado no peito, piado, pieira ou miado de gato.

Os sibilos decorrem do estreitamento ou bloqueio (obstrução) parcial de alguma região das vias aéreas.

Sintomas. , corrimento nasal e dificuldades de alimentação (causadas por insuficiência cardíaca ou dificuldade em deglutir). Um som agudo sibilante é ouvido quando a criança expira. Se o estreitamento das vias respiratórias for grave, o som dos sibilos pode ser ouvido quando a criança inspira.

Os roncos são sons que lembram o ressonar e que ocorrem quando o ar é obstruído ou se torna áspero através das vias respiratórias de grande porte. Os sibilos são sons agudos produzidos por vias aéreas estreitas e muitas vezes podem ocorrer quando uma pessoa exala.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

Os sintomas mais comuns relacionados ao aparecimento de sibilos são tosse, dispneia (falta de ar) e opressão torácica (aperto no peito). Os sibilos são sons contínuos, de característica musical e com tom agudo. Podem ser percebidos em qualquer fase do ciclo respiratório, embora sejam mais audíveis na expiração.

À medida que a bronquiolite piora, outros sintomas podem surgir, incluindo: Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos) Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana.

Dificuldade para respirar, chiado no peito, tosse e respiração encurtada são sinais que podem indicar um quadro de asma. Porém, trata-se de uma condição de difícil diagnóstico e que pode surgir sem aviso, sendo uma das doenças crônicas mais comuns em crianças.

O sibilo somente na expiração indica obstrução mais leve do que o sibilo durante a inspiração e a expiração, que sugere estreitamento mais grave das vias respiratórias.

O tratamento pode incluir medicação inalatória, fisioterapia respiratória e, em casos mais graves, pode ser necessário o uso de oxigênio domiciliar. A Dr. Vera esclarece que ainda não existe uma cura, mas que é muito importante que o paciente pare o uso de cigarros para um tratamento bem sucedido.

O sibilo ou chiado no peito é um dos principais sintomas do broncoespasmo. O indivíduo com broncoespasmo pode apresentar ainda falta de ar, dor no peito, tosse e até mesmo tontura e fraqueza. Além disso, nesses indivíduos observa-se que o tempo expiratório é prolongado e há uma queda na saturação de pulso de oxigênio.

A bronquite é uma inflamação dos brônquios (canais que levam o ar até os pulmões), cujos principais sintomas são tosse, sibilância (chiado no peito) e excesso de muco (broncoconstrição). Essa produção exagerada objetiva fechar os brônquios, para impedir a entrada de agentes irritantes no organismo.

Os seguintes sinais podem significar que seu bebê está com bronquiolite:

  1. Nariz escorrendo ou entupido;
  2. Tosse;
  3. Febre;
  4. Respiração encurtada, ofegante e com dificuldade;
  5. Chiado no peito ao respirar;
  6. Irritação;
  7. Dificuldade para se alimentar.

Como a freqüência respiratória pode estar aumentada em períodos de choro e agitação, sua contagem deve ser valorizada isoladamente somente quando a criança estiver calma. Nestas condições, freqüência respiratória acima do normal é indicativo de que a criança seja avaliada por um médico.

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Tipos de sons pulmonares
Estertores: os sons estertores parecem pequenos “cliques”. Acredita-se que os sons estertores ocorrem quando o ar abre as vias aéreas fechadas. Roncos: os roncos ocorrem quando o ar é obstruído nas vias respiratórias. Ele é muito comum durante a noite, enquanto a pessoa está dormindo.

Falta de ar ou dificuldade respiratória; Confusão mental; Fraqueza; Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.