O que é ter uma comunicação assertiva?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

A comunicação assertiva se refere à capacidade de qualquer indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão.

Esse tipo de comunicação facilita os relacionamentos, diminui conflitos e desentendimentos, evita o retrabalho, aumenta a produtividade, melhora o ambiente e clima organizacional e fortalece a confiança entre as pessoas, aspectos fundamentais para o bem-estar e a saúde emocional.

Estilo de comunicação assertivo.
É o tipo de comunicador que sabe como explicar e defender o que quer. Os comunicadores assertivos podem fazer gestos com as mãos para se comunicar de maneira não verbal, e costumam exibir expressões faciais calmas ou alegres ao falar.

De acordo com a psicologia, uma pessoa assertiva demonstra confiança e segurança na hora de se posicionar em frente às situações, sejam elas pessoais ou profissionais. Esses indivíduos conseguem agir de forma equilibrada em diferentes contextos, sempre respeitando as opiniões e direitos alheios.

E para que isso aconteça de forma legítima, aquele que transmite uma mensagem precisa buscar incessantemente os quatro Cs da comunicação assertiva, clareza, consistência, coerência e confiança.

O treino assertivo pressupõe o desenvolvimento de duas competências fundamentais: coordenação de perspectivas entre a pessoa e o interlocutor e flexibilidade. Esta última visa modificar as próprias crenças depois de considerar as do outro, ou mesmo integrar as do interlocutor nas suas (Joyce-Moniz & Barros, 2005).

Assertividade é a habilidade de se comunicar com clareza, confiança e objetividade. É própria de pessoas que conseguem dizer o que sentem, pensam e precisam. Sem perder de vista o respeito às opiniões alheias.

A forma escrita correta é assertivo (com o “ss”). Alguns dos principais sinônimos de assertivo são: afirmativo, positivo, assertório, declarativo e declaratório.

Ter uma comunicação assertiva é um fator muito importante para quem deseja se tornar um bom profissional. Essa competência mede a capacidade de argumentação; de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito; de se relacionar com os outros e ainda conquistar a colaboração e a confiança das pessoas.

Veja algumas dicas para escrever e-mails claros e assertivos:

  1. Identifique quem é o leitor. Para alguns colegas as mensagens podem ser mais coloquiais. ...
  2. O título deve ser expressivo. ...
  3. A mensagem deve ser clara e coerente. ...
  4. Faça a escolha correta das palavras. ...
  5. Releia seu texto. ...
  6. Assine seu e-mail.

ter dificuldades para compreender e explicitar de forma clara sentimentos positivos e negativos; não conseguir desenvolver linhas de raciocínio ou pensamentos com início, meio e fim; sentir-se pessoalmente atacado por pessoas com visões diferentes da sua; ter dificuldades em aceitar críticas construtivas.

A comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Bem como, é esta capacidade que demonstra o nível da sua inteligência social.

7 características de uma pessoa assertiva

  • Respeito.
  • Apreço pela própria companhia.
  • Sinceridade.
  • Cultivo da comunicação.
  • Autocontrole.
  • Independência emocional.
  • Sabedoria para impor limites.

Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.

Não-assertividade ocorre quando a pessoa não expressa os seus sentimentos ou seus pensamentos ao interlocutor, emitindo, muitas vezes, comportamentos contra a própria vontade, ou deixando de defender-se por medo de prejudicar sua relação futura com o interlocutor.

Trata-se de uma postura positiva em relação a si e às situações da vida. Desta forma, a assertividade não possui qualquer relação moral com aquilo que é considerado correto ou justo. É, sim, uma forma de manifestar atitudes, posicionamentos e ações práticas, no sentido de qualidade comportamental.

Na primeira, a pessoa reconhece algo em relação à pessoa (tristeza, raiva) ou situação (pressão de tempo). Na segunda, descreve a sua situação, sentimentos, desejos ou crenças.

5 Dicas para ser uma pessoa mais assertiva

  1. Conheça a si mesmo e aos seus direitos. O autoconhecimento é a base para ser mais assertivo. ...
  2. Comunique com confiança seus desejos e necessidades. ...
  3. Compreenda que você não tem controle sobre o comportamento alheio. ...
  4. Expresse seus sentimentos de forma positiva. ...
  5. Receba bem os feedbacks.

É a capacidade de expor de maneira objetiva, clara e direta o que se pensa, sente ou quer sem ser passivo tampouco agressivo. Envolve auto-respeito e respeito pelos outros. É você exercer os seus direitos sem violar os direitos dos outros, se colocando, sem ser agressivo e sem ser passivo.

O oposto da assertividade é a passividade ou agressividade.

Quais as principais práticas para uma comunicação assertiva nas empresas?

  1. Ter compreensão do que se fala. ...
  2. Buscar capacitações. ...
  3. Saber a hora certa de falar. ...
  4. Praticar a intermediação. ...
  5. Ter uma fala clara e direta. ...
  6. Ter cuidado com a linguagem oral. ...
  7. Prestar atenção à expressão corporal. ...
  8. Demonstrar empatia.