O que é tipo de trabalho cooperado?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O trabalhador cooperado é um profissional autônomo. Isso significa que ele não possui vínculo empregatício. Ele é o responsável por sua prestação de serviços ou produtos e sócio da cooperativa a que está vinculado. Um fator importante que você deve saber é que os cooperados não recebem salários e sim honorários.

Em geral, são formadas por profissionais de um mesmo ramo, que se propõem a realizar em comum suas atividades profissionais. Exemplo: cooperativas de costureiras, cooperativas de dentistas, cooperativas de advogados, etc.

Os profissionais que se associam à cooperativa são chamados de sócios cooperados. Dentre eles, estão os que prestam serviços aos clientes, as empresas que contratam esses serviços são chamadas de tomadoras.

Qual é o salário de Cooperado? O salário médio nacional de Cooperado é de R$1.723 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Cooperado na sua região. As estimativas de salários têm como base os 2 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Cooperado.

Como funciona uma cooperativa de trabalho? Em uma Cooperativa de Trabalho, os profissionais que participam são conhecidos como sócios cooperados — eles que prestam serviços aos clientes. Já as empresas que contratam esse tipo de serviço, são chamadas de 'tomadoras'.

Quando uma empresa deseja contratar um cooperado, é necessário apenas realizar um contrato para adquirir a mão de obra. Na cooperativa, não são aplicadas todas as regras trabalhistas da CLT, porém, ainda há direito a um descanso semanal remunerado, pagamento de INSS e de seguro de vida aos colaboradores.

O projeto garante a inclusão dos trabalhadores contratados por cooperativas no quadro de proteção legal trabalhista, com fixação da jornada de trabalho, negociação coletiva, piso salarial, garantia a representação por organização sindical específica e exclusiva da categoria, entre outros.

Os ganhos são compartilhados de forma proporcional aos serviços realizados pelos cooperados. Portanto, não há nem o pagamento de salários, nem o recebimento de valores fixos. Na cooperativa, diversos profissionais que realizam uma atividade em comum se reúnem para melhorar a renda e as condições de trabalho.

Os jogos cooperativos são uma forma de jogo ou esporte em que os jogadores trabalham uns com os outros para atingir um objetivo comum. O objetivo de um jogo cooperativo é reduzir o foco na competição e aumentar a colaboração para alcançar resultado satisfatório para todos do grupo.

Ser cooperativista é acreditar que ninguém perde quando todo mundo ganha, é buscar benefícios próprios enquanto contribui para o todo, é se basear em valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade. O cooperativismo tem um jeito único de trabalhar.

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário.

Se você se identificou como um empregado, saiba que possui direitos trabalhistas. Se o cooperado não é seu próprio chefe, não toma decisões democraticamente e nem recebe corretamente a divisão de lucros da cooperativa, será considerado um empregado e deve ter sua carteira de trabalho anotada.

Principais vantagens do cooperativismo

  • Crescimento contínuo. O cooperativismo cresce ano após ano em todo o mundo desde a sua criação, em 1844, na Inglaterra. ...
  • Ser dono do negócio. ...
  • Fácil constituição. ...
  • Taxas menores. ...
  • Ajuda mútua. ...
  • Desenvolvimento da comunidade local.

Conheça as principais vantagens do cooperativismo e de trabalhar por cooperativa!

  • Constante desenvolvimento. ...
  • Ser proprietário do negócio. ...
  • Formação mais facilitada. ...
  • Taxas reduzidas para o trabalhador cooperado. ...
  • Um ajudando ao outro. ...
  • Preocupação da cooperativa com a comunidade.

Para ser cooperado é necessário integralizar, cinquenta cotas-partes de capital.

De acordo com a Lei nº 12.690 / 2012, cooperativa de trabalho é uma coletividade composta por trabalhadores que, com o objetivo de obter melhores condições socioeconômicas e gerais de trabalho como qualificações, renda, exercendo atividades de interesse comum, com autonomia e autogestão.