O que é um bloqueador hormonal?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O bloqueio hormonal ou hormonioterapia ou ainda terapia hormonal consiste na privação de andrógenos com o objetivo de reduzir o nível dos hormônios masculinos no corpo. Como os andrógenos estimulam as células do câncer de próstata a crescerem, no tratamento do câncer de próstata avançado sua supressão é importante.

O bloqueio hormonal pode ser feito por injeções, comprimidos ou por cirurgia dos testículos.

O bloqueio hormonal para controlar o crescimento dos tumores femininos é feito através das medidas que reduzem a concentração dos hormônios no corpo e através do bloqueio da ação desses hormônios nas células tumorais.

A baixa testosterona favorece a perda da proteção e resistência dos ossos, levando à dificuldades para reconstruir certas áreas do corpo. Assim, alguns problemas como diminuição da densidade óssea, fraturas e osteoporose podem se fazer mais presentes.

Bloqueio da função ovariana
Outra opção é interromper temporariamente a ação dos ovários com o uso de um medicamento que tem uma função chamada de agonista do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) ou luteinizante (LHRH). Um exemplo desse tipo de droga é a goserelina.

É indicada para mulheres com tumores receptores hormonais positivos. A hormonioterapia é frequentemente utilizada após a cirurgia (terapia adjuvante) para ajudar a reduzir o risco da recidiva da doença.

As doses individuais serão determinadas pelo médico. O tratamento geralmente é iniciado com 50 mg, 2 vezes ao dia. Seu médico pode aumentar a dose para 100 mg, 2 vezes ao dia ou mesmo 3 vezes ao dia por curto período de tempo.

Androcur® contém acetato de ciproterona que apresenta propriedades antiandrogênicas, ou seja, atua no tratamento de doenças associadas aos hormônios sexuais masculinos, os quais também estão presentes no organismo feminino em pequena quantidade.

chá verde

Diretor de agência antidoping diz não descartar mudanças no teste. O chá verde pode mascarar os níveis de testosterona no corpo, de acordo com cientistas.

Tem duração de 30 a 60 minutos e a alta é no mesmo dia. Por ser uma técnica simples e de baixo risco, a recuperação após realizar o bloqueio facetário permite ao paciente retornar às atividades normais no dia seguinte.

4 dicas para equilibrar os hormônios

  1. Fazer atividade física.
  2. Ter uma boa noite de sono.
  3. Diminuir o consumo de açúcar e carboidratos.
  4. Administrar o estresse.

Quer se livrar do lixo estrogênico? “Coma muitas fibras: grãos, legumes, verduras e frutas devem estar incluídos em todas as refeições em boa quantidade. Beba água e consuma probióticos – esses três fatores contribuem para o bom funcionamento do intestino”, fala o nutrólogo.

Exposição a hormônios, especificamente o estrogênio, aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Ao longo da vida, as mulheres são expostas aos hormônios. Da sua primeira menstruação até o início da menopausa, o estrogênio e a progesterona estimu- lam as células mamárias normais.

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo). Qual a ação da testosterona?

Os sinais e sintomas não sexuais são:

  • Redução da energia e do senso de vitalidade e bem-estar;
  • Fadiga;
  • Motivação reduzida;
  • Sinais de depressão e ansiedade;
  • Diminuição da massa magra e da força;
  • Diminuição da densidade mineral óssea;
  • Baixa contagem de espermatozoides.

Pressão alta. Crescimento da próstata – hiperplasia benigna. Contagem alta de glóbulos vermelhos – eventos de trombose. Ansiedade e depressão.

O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo.

Zoladex 3,6mg é utilizado no tratamento para diminuir o índice de testosterona, nos homens, e estradiol, nas mulheres. Zoladex é indicado para controlar o desenvolvimento de tumores, como câncer de mama e câncer de próstata, e em doenças como endometriose e leioma uterino.

O estrogênio alto é uma consequência direta de sobrepeso ou obesidade; ovários policísticos; presença de tumores ovarianos; ou do uso inadequado de alguns medicamentos.

Quanto tempo dura a hormonioterapia para câncer de mama? Na maioria dos casos, o tratamento é recomendado por cinco anos após a cirurgia de remoção de câncer precoce.

Alguns tipos de hormonioterapia são administradas por via intravenosa no braço, perna ou por via intramuscular. Existem também as que são administradas por via subcutânea. A frequência da administração depende do medicamento e do tipo de câncer a ser tratado.