O que é um caroço no lábios?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.

Esse nódulo pode ser causado por um abscesso da gengiva, de um dente ou por irritação. Mas, como alguns tumores anômalos no interior ou ao redor da boca podem ser malignos, os tumores devem ser examinados por um médico ou dentista imediatamente.

As bolinhas, geralmente, não representam perigo à saúde, contudo algumas situações podem necessitar urgência. Entre elas: inflamação nos gânglios, dificuldade de comer, falar ou engolir, perda de peso, dor extrema e úlcera. Nesse sentido, é fundamental que o paciente procure um profissional.

Já outro estudo, publicado em 2001, afirma que pomadas feitas com ruibarbo e sálvia podem ser tão eficazes no tratamento de herpes labial, como Zovirax, por exemplo. Também cremes que incluam zinco podem reduzir a vida das incómodas bolhas, reduzindo a sensação de formigueiro e comichão.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Aciclovir, que deve ser aplicada por 7 dias a cada 4 horas; Sulfadiazina de prata com nitrato de cério, que deve ser aplicada até a cicatrização da ferida, 3 vezes ao dia.

Como se forma o cisto na boca? Na maioria dos casos, o cisto não é visível para o paciente, pois se forma no interior do osso da maxila ou da mandíbula. Ele também tende a ser mole, com conteúdo líquido ou pastoso. Sua formação se dá a partir de restos de tecidos que se aglomeram.

Os caroços na pele podem ter diferentes causas, desde problemas muito comuns, como verrugas, até problemas de saúde mais graves, como câncer de pele. Veja algumas das possíveis causas: Lipomas: tumores benignos, nodulares, de consistência macia, indolores e formados por células adiposas, ou seja, de gordura.

Muitas vezes, o câncer de boca pode ser confundido com afta, caracterizada por uma pequena ferida na boca.

Outras opções de tratamento incluem a remoção a laser do cisto ou a crioterapia para congelar a lesão e, em seguida, removê-la. Para acelerar a cura, você pode enxaguar a boca com água salgada, pois isso torna a cicatrização mais rápida.

Apesar da excisão cirúrgica ser a técnica mais utilizada por ser mais prática, eficaz e de baixo custo, outra técnica, como a micromarsupialização também pode ser realizada, onde o dentista utiliza o fio de seda para transpassar a lesão, mantendo a sutura por um período médio de sete dias(1).

Mucocele tratamento
Na maioria das vezes a mucocele é um problema que desaparece sozinho, sem a necessidade de qualquer intervenção. Portanto, o problema costuma se solucionar com o rompimento da bolha, levando a uma pequena ferida que cicatriza em alguns dias.

Cuidados durante a infecção
Também não é indicado tentar furar ou espremer as bolhas antes que elas se rompam sozinhas.

Porém, ao perceber uma bolha ou cisto na boca, é muito importante procurar um dentista. Sobretudo se a lesão não desaparecer em até duas semanas. Isso porque esse pode ser sim um sinal de outros problemas, como tumor ou câncer.

Geralmente não são observados pois ficam no interior do osso – maxila ou mandíbula – e então, são identificados nas consultas de rotina, com o seu cirurgião-dentista, através das radiografias panorâmicas.

Cistos ou tumores são percebidos das mais diversas formas pelos pacientes ou pelo dentista. A pessoa pode sentir dor, ou perceber alguma parte “inchada” de seu rosto ou em sua boca, ou ainda pode haver o surgimento de uma infecção sem muitas explicações que na verdade é uma lesão infeccionada.