O que é um carregador magnético?

Perguntado por: malmeida4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O carregador consiste num cabo USB (ou Lightning) para ser plugado ao celular. Na outra ponta o cabo conta com uma terminação imantada que é ligada ao restante do cabo por magnetismo. A ideia é que essa conexão por ímãs entre plug e cabo seja bem mais segura, poderá ser interrompida em caso de acidentes, com um puxão.

O conector magnético não serve apenas para te tirar dos apuros na hora de recarregar o seu celular ou tablet. Ele também evita danos na porta de energia e dados do seu smartphone, porque ele é a prova d'água. Além disso, o LED presente no Znaps indica que há energia sendo transferida para a bateria.

O cabo magnético é nada mais, do que um adaptador que transforma a porta micro USB ou Lightning de qualquer smartphone em uma entrada magnética, semelhante aos conectores MagSafe, presente nos MacBooks. Este cabo permite o carregamento e transmissão de dados, inclusive em aparelhos IOS, sem problemas de reconhecimento.

O carregador MagSafe mantém a compatibilidade com o padrão Qi. Assim, ele pode ser usado para recarregar seu iPhone 8 ou posterior e os modelos de AirPods com estojo de recarga sem fio, como você faria com qualquer carregador padrão Qi.

Vantagem do carregamento por indução
Alguns modelos de carregadores por indução no mercado dão a possibilidade de carregar mais de um dispositivo ao mesmo tempo, inclusive. Também atrelado a esse fator, fica muito mais fácil carregar o seu dispositivo quando está longe de casa e em locais sem tomadas.

Por isso, confira alguns truques de como carregar o celular sem energia elétrica:

  1. Bateria Portátil. Powerbanks são úteis em viagens, passeios e também emergências. ( ...
  2. Utilizar uma Pilha 9V. ...
  3. Carregador à Manivela. ...
  4. Carregador Solar. ...
  5. Case Solar e Eólico. ...
  6. Use Aparelhos à sua Volta. ...
  7. Usar o carro.

E a base de indução precisa estar ligada, via cabo, a um carregador na tomada. O telefone também precisa ter as bobinas internas que carregam a bateria, e isso ocorre apenas na maioria dos aparelhos mais caros, como o iPhone, da Apple, o Motorola Edge 30 Fusion e as linhas Galaxy S e Z, da Samsung.

Manter o carregador do celular plugado na tomada, mesmo sem usá-lo, gasta energia, diferentemente do que muitas pessoas podem acreditar. No entanto, o consumo é tão baixo que não implica em um aumento significativo na conta de luz.

Utilizar um carregador falso no pode prejudicar a vida útil da bateria do aparelho e até gerar acidentes graves, como o estufamento do módulo de bateria, superaquecimento e até curto circuito.

A bateria MagSafe conecta magneticamente à parte traseira do iPhone. Para remover a bateria MagSafe, puxe-a com cuidado da parte traseira do dispositivo. Se conectado a uma fonte de energia de 20 W ou superior, a bateria MagSafe pode carregar o iPhone com até 15 W de energia.

USB: o cabo USB comum é um dos mais usado nos aparelhos com sistema operacional Android, viu? Pra quase todos os celulares e tablets, o padrão é o cabo micro USB, que tem um plug pra ser conectado ao aparelho.

É importante checar se o seu smartphone e o carregador tem a mesma tecnologia de carga sem fio, tá? Essa informação vem na caixinha do próprio carregador. A maioria dos celulares usa o padrão Qi. É o caso de celulares como o iPhone a partir do 8, LG G7 ThinQ, Galaxy Note 8 e Galaxy S9 ou S9+.

Os fabricantes de smartphones recomendam que o usuário nunca deixe o aparelho chegar a 0% de bateria e, só assim, fazer a recarga. O recomendável é colocar o celular para carregar antes que ele atinja uma porcentagem inferior a 20% de bateria.

Existem muitas vantagens em adquirir carregadores por indução. Uma das principais é a comodidade e conveniência que esse tipo de carregador oferece. Outra vantagem muito apreciada pelos usuários é a eficiência desses carregadores, já que em alguns modelos é possível carregar dois aparelhos simultaneamente.