Pode ligar o carregador do celular no 220?

Perguntado por: upilar . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão. O que os carregadores fazem é converter os 110 ou 220 volts em corrrente alternada que chegam pela tomada em cerca de 5 volts em corrente contínua, que são adequados para alimentar a bateria. E essa tensão de saída é independente da entrada.

A maioria dos telefones e outros dispositivos são capazes de lidar com 5V / 2.4A. Assim, para carregamento rápido, a tecnologia deve aumentar a voltagem em 5V, 9V, 12V, ou aumentar a amperagem para 3A ou mais.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente. Então, o ideal é sempre conferir a voltagem correta do seu aparelho e da sua tomada antes de ligar, tá?

Veja que na identificação do carregador de bateria mostra uma tensão de 120V, já na identificação do soprador térmico indica uma tensão de 220V.

A memória do iPhone
O iOS, sistema operacional próprio do iPhone, também precisa de um pouco dessa memória para conseguir ser executado. O iOS 15, última versão do sistema, ocupa entre 6 e 8 GB do espaço interno, dependendo do modelo.

Caso seus aplicativos, jogos e arquivos de mídia estejam muito próximo de 64 GB, é possível que a melhor sugestão seja optar pelo iPhone 11 de 128 GB. Já se você usa 128 GB e ainda um cartão adicional, a melhor solução é pegar o iPhone 11 de 256 GB.

O Ampere é um aplicativo gratuito para Android que mostra a amperagem da recarga da bateria do smartphone, seja ligado diretamente na corrente elétrica, ou através de uma porta USB. Através do app, é possível saber o mínimo e máximo da amperagem atingida, voltagem, a saúde da bateria e até a temperatura.

O sistema bivolt é uma característica que dá aos equipamentos eletrônicos a possibilidade de ligá-los tanto em uma rede de 110V quanto em uma de 220V, sem o risco de comprometer a integridade dos aparelhos.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

O transformador de energia pode ser usado em praticamente qualquer aparelho, de secador de cabelo a ar-condicionado, sendo item indispensável para quem viaja ou está de mudança para uma cidade com a voltagem diferente e quer aproveitar algum aparelho.

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Agora, se for ao contrário e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

2- O celular com maior armazenamento
É o caso do Galaxy S10 Plus, da Samsung, por exemplo. Além disso, o smartphone ainda pode expandir a memória por meio de um cartão microSD de até 512 GB.