O que e um conservante natural?

Perguntado por: rmarques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Os conservantes naturais são aditivos utilizados com o intuito de conservar e minimizar o crescimento bacteriano no alimento, de forma a mantê-lo próprio para consumo, mantendo o seu sabor, textura e aroma.

A categoria de conservantes alimentícios é aplicada nos produtos com função de prevenir ou inibir o desenvolvimento microbiológico e de reações químicas indesejáveis em alimentos e bebidas. Com isso, pode-se manter os produtos com qualidade por mais tempo nas gôndulas dos supermercados.

Os conservantes são utilizadas em alimentos para que o produto tenha uma validade maior, protegendo os alimentos da incidência de fungos e bactérias, prevenindo contra bolor e mau cheiro. Além disso, são comumente menos utilizados em produtos com apelo caseiro ou natural.

( ) existem três tipos de conservantes: antimicrobianos, antioxidantes e ativadores enzimáticos.

O dióxido de enxofre e seus derivados
O dióxido de enxofre e seus ácidos, são um dos conservantes usados há mais tempo para aumentar a vida útil de alimentos. São empregados como agentes inibidores de mofo, leveduras e bactérias, além de evitarem o escurecimento dos produtos.

A maioria dos conservantes possui ação bacteriostática, apenas impedindo o crescimento dos micro-organismos que possam estragar o produto. Porém alguns conservantes podem ter ação bactericida, matando esses micro-organismos.

Os conservantes são uma classificação de aditivos, eles possuem a função de aumentar o tempo de vida útil de um alimento, procurando manter suas propriedades organolépticas, físicas e químicas. Eles atuam diretamente no produto, protegendo-o de microrganismos e reações que possam deixá-lo impróprio para o consumo.

Os principais Conservantes de alimentos industrializados

  • Benzoato de sódio. Ele é utilizado principalmente em produtos com baixo teor de ácido, como sucos, geleias, doces e produtos de panificação. ...
  • Sorbato de potássio. ...
  • Nitrito de sódio. ...
  • Ácido cítrico. ...
  • Ácido ascórbico.

Quando consumidos em excesso, esses aditivos podem causar alergias, doenças cardiovasculares, além de doenças no intestino, problemas gástricos e até doenças mais graves como câncer.

Segundo a nutricionista da Dr. Schär, Inês Camila Alves, a única forma de se identificar a presença de conservantes no alimento é lendo a lista de ingredientes do produto, pois o fabricante tem a obrigação de mencionar todos os ingredientes usados para a fabricação do mesmo.

Sal: esse é um conservante natural famoso desde os primórdios e que ajuda a preservar o peixe e a carne, por exemplo. Através da osmose, o sal suga toda a água dos micro-organismos, impedindo que estes se proliferem.

Esses micro-organismos se desenvolveriam porque o alimento é rico em nutrientes. Daí vão causar ou a perda de alimento (e o alimento vai estragar) ou a produção de toxinas que podem causar mal à saúde pública”, explica a engenheira de alimentos Heloísa Garcia.

Na conservação de salsicha, os principais agentes químicos utilizados são os nitratos e nitritos. A utilização desses aditivos em embutidos cárneos tem como principal função impedir o desenvolvimento de Clostridium botulinum, micro-organismo com grande potencial patogênico.

Qual é a sua origem ? Os conservantes são mais frequentemente substâncias sintéticas de diferentes famílias químicas (aldeídos, parabenos, fenoxietanol, ácidos orgânicos). Eles também podem ser de origem natural transformados quimicamente (por exemplo: ácido benzóico ou salicílico).

Álcool. Puro é o melhor agente conservante, mata todos os micro-organismos, qualquer alimento conservado nele dura tempo indeterminado.

Acerca dos conservantes, são positivos porque permitem maior durabilidade dos alimentos, mas são considerados perigosos à saúde humana, em decorrência de sua compsição química.