O que é um denominador exemplo?

Perguntado por: smonteiro6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

É o número que indica em quantas partes iguais será dividido o número de cima. Exemplo de uso da palavra Denominador: Na fração 2/5 o denominador é o número 5.

Os numerais que representam números racionais não-negativos são as frações, que são formas matemáticas onde aparece um número que fica em cima de um traço (numerador) e outro número que fica embaixo do mesmo traço (denominador).

O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).

O denominador é o termo da fração que indica o número de partes em que será dividida uma determinada quantidade, enquanto que o numerador é o número de partes que usaremos dessa quantidade que acabou de ser dividida. Assim, a fração é um número construído a partir da razão do numerador pelo denominador.

Resposta correta: 2/3 (Lê-se dois terços). Como vimos na alternativa anterior, o denominador da fração é 9, pois corresponde ao número total de peças do quebra-cabeça. O numerador da fração pode ser calculado ao subtrairmos o número de peças totais pelo número de peças que faltam.

O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador.

Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.

Portanto, o denominador 9 indica que 100% da fração é 9/9 e o numerador 5 indica a quantidade de partes utilizadas.

Resposta. quarenta e quatro décimos. Espero ter ajudado.

Resposta. Resposta: O numerador da fração será o 45 e o denominador será o 100.

7 sobre 8, se lê sete oitavos; 15 sobre 9, se lê quinze nonos; 8 sobre 1000, se lê oito milésimos.

O número que se encontra na parte de cima da fração chamamos de numerador, e o número que está na parte de baixo chamamos de denominador. Assim, no exemplo anterior, o número 1 é o numerador e o número 8 é o denominador.

1º passo: multiplicar os denominadores, formando o novo denominador. 2º passo: multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira.

Numerador indica quantas partes são divididas do inteiro, isto é, o número inteiro que é escrito sobre o traço de fração e Denominador indica em quantas partes dividimos o inteiro.

Operações com Frações
Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores. Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.

1/5 é equivalente a 2/10, pois quando se multiplica o numerador por 2 (1 x 2) e o denominador também por 2 (5 x 2), encontra-se a fração equivalente 2/10.

Noções básicas. 2/4 e 4/8: se dividirmos o numerador e o denominador por 2 na fração 2/4, obtemos o valor 1/2.

Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda.

Se duas ou mais frações têm o mesmo numerador, a maior é a que tem menor denominador. O numerador é a parte superior da fração, ou seja, a parte de cima, e o denominador é a parte inferior da fração, ou seja, a parte de baixo.

Tipos de fração

  • fração própria;
  • fração imprópria;
  • fração aparente;
  • fração irredutível;
  • fração mista.