O que é um estudo comparativo?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.

Objetivo estabelecer leis e correlações entre os vários grupos e fenômenos sociais, mediante a comparação. Pode ser unido ao método histórico, realizando comparações entre os dados do presente com os do passado. A comprovação e formulação de hipóteses é um dos principais objetivos do método comparativo.

Método Comparativo
Esse método é bem versátil e pode ser utilizado em diferentes áreas de conhecimento, desde ciências sociais por exemplo comparando dois grupos, até na química comparando substâncias diferentes.

Já o comparativo tem a função de expressar uma característica ou qualidade de um substantivo, comparando-o com outro.

Os adjetivos comparativos são utilizados para comparar as diferenças entre os dois objetos que modificam (larger, smaller, faster, higher). Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados, da seguinte forma: Substantivo (sujeito) + verbo + adjetivo comparativo + than + substantivo (objeto).

Sendo assim, é amplamente utilizado nas Ciências Sociais e nas Ciências Naturais. Nas Ciências Naturais, é bastante comum usar o método comparativo para estabelecer leis gerais sobre um fenômeno, a partir da comparação ente indivíduos ou grupos.

A outra forma é escrever um parágrafo sobre o primeiro assunto, e depois um sobre o segundo, mencionando como o segundo difere ou é semelhante ao primeiro. Você repete este processo de alternância de um assunto para o outro, até que você tenha abordado todas as semelhanças e diferenças que deseja comparar e contrastar.

Durkheim acreditava que a melhor forma de comprovar os fenômenos sociais, era através da elaboração de um método científico. O método criado por Durkheim é chamado de 'Método Comparativo', ou de “Funcionalismo”. Esse formato de fazer Sociologia para Durkheim era marcado por: Observação de um fenômeno.

Ao contrário do método dedutivo dos evolucionistas, Boas defendia o método dá indução empírica, evitando amarrar os fenômenos em uma “camisa-de-força teórica”. O novo “método histórico”, em oposição ao comparativo, exigia que se limitasse a comparação a um território restrito é bem definido.

Estudos de caso são um método de pesquisa ampla sobre um assunto específico, permitindo aprofundar o conhecimento sobre ele e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a mesma temática.

Quando queremos fazer comparativos, usamos diferentes estruturas. Superioridade, inferioridade e igualdade. Algo muito importante ao usar os comparativos de superioridade e inferioridades é o uso de adjetivos. Vocês podem aprender mais sobre eles na nossa Dica de Adjetivos em Português.

As três etapas complementares que o método comparativo precisa para ser executado consiste em: construir objetos de pesquisa através dos projetos individuais de cada membro de uma equipe; construir conjuntos de problemas; e criar um campo de exercício de experimentos comparados.

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.

Existem quatro tipos de comparativos dentro da língua inglesa, sendo eles: comparativo de igualdade, comparativo de inferioridade, comparativo de superioridade (dividido em grupos de acordo com o número de sílabas do adjetivo ou do advérbio que usa-se para a comparação) e os comparativos de adjetivos irregulares.

com·pa·ra·ti·vo vo. 1. Que estabelece ou serve para estabelecer comparação.

Neste caso, para fazer a transformação desses adjetivos em comparativos, utilizamos o -ER no final:

  1. Cheaper (mais barato)
  2. Colder (mais frio)
  3. Smarter (mais inteligente, esperto)
  4. Taller (mais alto)

Alguns adjetivos não seguem as regras apresentadas anteriormente para formar os graus comparativo e superlativo. As formas que estes adjetivos possuem são chamadas de Formas Comparativas e Superlativas Irregulares e estão entre as mais usadas na Língua Inglesa. Observe os exemplos: My clothes are better than yours.