Como fazer um resumo comparativo?

Perguntado por: aapolinario9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Redação de autoria própria que mostre as semelhanças e as divergências de dois ou mais autores sobre um determinado assunto. Explicitar todas as fontes bibliográficas lidas para comparação, através de referência indireta.

Ela é determinada por meio da relação de similaridade, ou seja, pela comparação de dois termos ou ideias num enunciado. Geralmente, é acompanhada de elementos comparativos (conectivos): com, como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece, etc.

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

Segundo FACHIN (2001) o método comparativo se consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.

Como é sabido, as construções comparativas tradicionais ordenam dois graus ou duas quantidades através da relação entre dois termos de comparação. Esta relação pode ser de superioridade, igualdade ou inferioridade, sendo cada valor específico marcado por um operador comparativo específico (mais, tão, menos):

Objetivo estabelecer leis e correlações entre os vários grupos e fenômenos sociais, mediante a comparação. Pode ser unido ao método histórico, realizando comparações entre os dados do presente com os do passado. A comprovação e formulação de hipóteses é um dos principais objetivos do método comparativo.

Crie uma frase de abertura que resuma sua ideia e que mostre o tipo de parágrafo que está por vir. Frases de abertura são usadas para introduzir o seu leitor ao tópico e ajudar a guiá-lo pelo artigo. Por exemplo, digamos que o seu primeiro parágrafo será um de comparação.

De maneira inicial, é preciso dizer que a comparação é uma analogia explícita entre aquilo que se pretende achar semelhanças ou diferenças. Sendo assim, há uma conjunção comparativa (ou locução conjuntiva) para estabelecer uma relação entre os termos.

Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados, da seguinte forma: Substantivo (sujeito) + verbo + adjetivo comparativo + than + substantivo (objeto).

Que estabelece ou serve para estabelecer comparação.

Para isso, os cinco elementos necessários no estudo são:

  1. O contexto. Este é o ambiente no qual o estudo coloca as duas coisas que planeja comparar e contrastar; é o guarda-chuva sob o qual os dois elementos estão agrupados. ...
  2. Os motivos para comparação. ...
  3. A tese. ...
  4. O esquema.

Em inglês, os comparativos podem ser considerados adjetivos ou advérbios que comparam algo ou alguém à alguma coisa ou pessoa.
...
Comparativos irregulares (exceções)

AdjetivoComparativo
GoodBetter
LittleLess
MuchMore

A comparação pode ter diferentes objetivos: extrair dela uma generalização, formular uma explicação para um determinado fenômeno com base no que aconteceu em outros casos, associar um processo a outros, etc.

Ato de comparar: 1 confrontação, conferência, cotejo, confronto, acareação, colação. Paralelo estabelecido entre dois termos: 2 analogia, paralelo, paridade, semelhança.

Comparação é quando você faz um paralelo entre dois termos com sentidos diferentes. Metáfora é quando usamos uma palavra ou expressão encontrando entre elas uma relação. A diferença entre elas é que na comparação levamos pro significado contrário entre os termos, já na metáfora procuramos a semelhança.

Sendo assim, é amplamente utilizado nas Ciências Sociais e nas Ciências Naturais. Nas Ciências Naturais, é bastante comum usar o método comparativo para estabelecer leis gerais sobre um fenômeno, a partir da comparação ente indivíduos ou grupos.

Durkheim acreditava que a melhor forma de comprovar os fenômenos sociais, era através da elaboração de um método científico. O método criado por Durkheim é chamado de 'Método Comparativo', ou de “Funcionalismo”.

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.