O que é um extintor de CO2?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O extintor de CO2 combate o incêndio com abafamento, fazendo com o gás de dióxido de carbono (CO2) seja expelido e, assim, reduzindo a concentração de oxigênio no ar. Ele faz com que o oxigênio seja retirado do foco do incêndio. Assim, após diminuir os níveis de oxigênio, há também baixa no poder de combustão.

O modelo mais fácil de se descobrir no tato é o extintor de Gás Carbônico (CO2). Isso se da a ele não possuir o manômetro e ter na ponta do mangote o grande dissipador do gás. Os utros três modelos de extintores são: Água (H2O), Pó Químico Seco (PQS) e Espuma.

EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2)
É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).

Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos. Pó Químico B/C É indicado para incêndios da classe B e C.

Pelo que relatas estes choques decorrem de eletricidade estática e se for isso a solução é aterrar o equipamento. A tentativa de isolar os operadores será frustrada necessariamente, acarretando choques mais fortes quando ocorrerem. Tais choques certamente não são letais mas muito incômodos.

O extintor de CO2 age extinguindo o fogo por meio do método de abafamento, expelindo CO2 e reduzindo a concentração de oxigênio no ar. O dióxido de carbono (CO2) é mais denso que o ar e desce sobre as chamas.

O dióxido de carbono, ou anidrido carbónico, ou mesmo gás carbónico, é um composto químico formado por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. A sua representação química é a seguinte: CO2.

O que é o CO2:
O dióxido de carbono é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera, pois forma uma camada que impede que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor se dissipe no espaço, o que garante as condições de temperatura e clima necessários para a existência da vida na terra.

Extintor de Pó Químico Seco (PQSP) – Classes B e C
Extintor com carga de pó químico a base de bicarbonato de sódio ideal para incêndios em materiais dos tipos: óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha (GLP) e equipamentos elétricos energizados (ligados).

- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.

Os extintores de CO2 devem passar por inspeção técnica a cada 06 meses, a qual avaliará as condições externas do mesmo e sua carga, por meio de pesagem. Se houver perda superior a 10% da carga nominal declarada, a recarga deve ser efetuada. Anualmente, devem passar por manutenção de 2º nível (com abertura do extintor).

O fogo é formado pela união de 3 (três) elementos: calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo". É o material que alimenta o fogo e serve de campo para propagação.

-78ºC

Ao ser utilizado, o seu agente extintor produz uma temperatura negativa que poderá rondar os -78ºC, podendo desta forma provocar queimaduras ao utilizador. Quando se acciona o extintor, as partículas de dióxido de carbono libertadas podem originar cargas electroestáticas.

Como pontuado, o extintor CO2 não é recomendado em incêndios de grandes portes. O motivo é a alta pressão que o gás sai do cilindro. Se houver chamas espalhadas, em vez de abafar acontecerá o contrário, espalhará ainda mais o fogo pelo local. Sendo assim, ele deve ser usado em pequenos focos.

Ao usar o extintor de CO² não se pode pegar no:
6 – Cite 3 exemplos de efeitos danosos do fogo. – Perdas materiais causadas pelo fogo. – Perdas de vidas humanas. – Problemas respiratórios causados por inalação de fumaça de incêndio.

O extintor de CO2 congela ao ser acionado, isso torna mais fácil a expulsão dos resíduos que estão entupindo o seu encanamento.

Resposta: O extintor de não possui manômetro porque ele é de alta pressão, já que é um gás que não necessita da coluna líquida ou única para que percorra uma grande distância.