O que significa a sigla PQS do extintor?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Para esses dois tipos de incêndio, o mais recomendável é usar os chamados extintores secos, geralmente os de Pó Químico Seco (PQS) em vez de água.

Refere-se aos tipos de extintores e o que eles utilizam. Extintores CO2 utilizam gás carbônico para extinguir as chamas, enquanto os PQs utilizam produtos químicos, sua base é o bicarbonato de sódio, e os extintores AP utilizam água pressurizada.

Pó Químico – Esse extintor apaga o fogo por abafamento, interrompendo o processo de combustão. ... Gás Carbônico (CO2) – Devido ao CO2 não ser um condutor de eletricidade, os extintores deste tipo são ideais para incêndios de classe C, podendo ser utilizados também em incêndios de classes A e B.

Quais os tipos de PQS? Pode-se classificar de acordo com o combustível, em: a) Pó Químico Regular (Comum): empregado em incêndios Classe B e C; b) Pó Químico para Múltiplos Propósitos: empregado em incêndios Classes A, B e C; e c) Pó Químico Especial: empregado em incêndios de metais combustível.

A principal diferença entre esses tipos de extintores está na composição do pó químico que é utilizado para extinguir o incêndio. Os extintores BC utilizam o Bicarbonato de Sódio como principal agente, e os extintores ABC usam a Amônia e seus derivados como principal componente químico.

Para diferenciar o extintor de Água e o de Pó Quimico Seco, bata de leve no cilindro com qualquer objeto, no de pó o som é seco, como se fosse algo maciço, já no de água o som é oco como se estivesse vazio.

Dessa forma, os extintores tipo pó químico seco ABC são indicados para combate de incêndios classe A (combustíveis sólidos como papel, madeira e tecidos), classe B (líquidos inflamáveis) e classe C (equipamentos eletrônicos). É o tipo de agente extintor recomendado para a classe C por não ser condutor de eletricidade.

O dióxido de carbono, ou anidrido carbónico, ou mesmo gás carbónico, é um composto químico formado por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono.

CO2 (Dióxido de Carbono)
Dióxido de carbono ou gás carbônico é um produto químico formado por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono (CO2), encontrado naturalmente na atmosfera, produzido pela respiração dos animais e pela queima de qualquer matéria orgânica.

O extintor de CO2 combate o incêndio com abafamento, fazendo com o gás de dióxido de carbono (CO2) seja expelido e, assim, reduzindo a concentração de oxigênio no ar. Ele faz com que o oxigênio seja retirado do foco do incêndio. Assim, após diminuir os níveis de oxigênio, há também baixa no poder de combustão.

Vantagens: Por vezes é o único meio de extinção disponível para incêndios da classe D. Desvantagens: Manipulação pouco prática; Pode danificar o equipamento.

O monóxido de carbono é um gás altamente tóxico, com o limite de tolerância de 39 ppm em jornadas de trabalho de até 48 horas/semana, segundo a NR-15.

Fonte: Autores Em ambientes confinados, para garantir o conforto e bem-estar dos ocupantes, a norma brasileira regulamentou o limite de concentração de CO2 de 1000 ppm, com taxa de renovação de ar em ambientes climatizados de 27 m³/h.

O extintor ABC é utilizado no combate em princípio de incêndio de classe A, B e C, ou seja incêndios ocasionados pela combustão de materiais sólidos, combustíveis líquidos e equipamentos elétricos, respectivamente.

Extintor de Pó Químico Seco (PQS): O pó químico comum é fabricado com 95% de bicarbonato de sódio, micropulverizado e 5% de estearato de potássio, de magnésio e outros, para melhorar sua fluidez e torná-lo repelente à umidade e ao empedramento.