O que É um fonema surdo?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os fonemas /p/, /t/, /k/, /f/, /s/ e / /, são considerados surdos uma vez que Page 3 3 não apresentam vibração das pregas vocais quando produzidos.

As consoantes surdas são aqueles produzidas com a glote aberta, desta forma o ar passa sem vibrar, como na produção de /p/, /t/ e /f/, por exemplo. Já as consoantes sonoras são aquelas produzidas com a vibração do ar quando este passa pela glote, como em /b/, /d/ e /v/, por exemplo.

Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.

Use a letra impressa, sempre começando pelas vogais, ajude a criança a fazer a letra com massinha e tatear sobre ela. Emita o som correspondente. Na sequência, pode exibir um desenho que comece com o som (fonema) exercitado e trabalhe nele. O conjunto de ações vai auxiliar o trabalho multisensorial infantil.

O fonema é uma unidade sonora da fala. Ele é representado graficamente pelas letras. Já o dígrafo é um fenômeno em que duas letras representam apenas um fonema. O fonema é a menor unidade sonora da fala.

Os fonemas são os sons que produzimos para expressar nossas ideias e emoções. São considerados como sendo as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Exemplos de fonemas
A palavra que tem 3 letras e 2 fonemas. A palavra guerra tem 6 letras e 4 fonemas. A palavra bem tem 6 letras e 4 fonemas. A palavra vermelho tem 8 letras e 7 fonemas.

Na palavra 'fixa', a letra 'x' representa o fonema /ks/, ou seja, foneticamente, é igual a "ficsa”. Por essa razão, é uma palavra que possui 4 letras e 5 fonemas.

As consoantes que não passam pelas pregas vocais e não as fazem vibrar são chamadas de surdas ou desvozeadas. Ex.: /p/, /f/, /t/, /s/, /x/, /k/;

Fonética e códigos. "H" não é propriamente consoante e nem vogal, porque não tem valor algum de som ou ruído, sendo assim, tornando impossível a existência de fonemas que apontem para ela. Oficialmente, esta letra é apenas classificada como letra diacrítica, pois é, propriamente dita, a segunda letra de um dígrafo.

A letra 'H' não é considerada consoante porque ela sozinha não produz som. As consoantes são classificadas com relação à função das pregas vocais, às funções da cavidade bucal, ao modo de articulação e ao ponto de articulação.

Dessa maneira, podemos definir os fonemas como os sons que diferenciam os vocábulos de uma língua. A letra, por seu lado, pode ser definida como o sinal utilizado para a representação na escrita do sistema sonoro de uma língua.

Já na palavra “chove”, há 05 letras e quatro fonemas.

- Queijo: 6 letras e 5 fonemas, já que o “qu” tem um úni- co som.

(E) manhã ( ) 7 letras, 7 fonemas.

Quais são os fonemas?

  • Vogais: são representadas por A, E, I, O e U;
  • Semivogais: são representadas pelos fonemas /i/ e /u/. Essa classificação ocorre quando há o encontro vocálico entre duas ou mais vogais. ...
  • Consoantes: são representadas pelas letras B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z.

Em “flores”, há 6 letras e 5 fonemas.

O número de fonema e letra de uma palavra nem sempre vão se iguais, por exemplo, a palavra hoje é formada por quatro letras (h / o / j / e), mas ela possui três fonemas (/ho/ /j/ /e/). Na palavra sapo a letra S é representa pelo fonema /s/, entretanto na palavra casa essa mesma letra representa o fonema /z/.