O que é um maciço rochoso?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Um maciço rochoso é um conjunto de blocos de rocha justapostos e articulados. A rocha constituinte deste conjunto de blocos é denominada rocha intacta ou matriz do maciço rochoso e as superfícies que limitam os blocos constituem as descontinuidades.

Maciços estruturados são os que se rompem pelas suas continuidades, como ocorre em lavras de basalto ou outra rocha coesa por exemplo. Maciços mistos, uma situação muito comum, onde ocorrem porções brandas e estruturadas.

As características de qualidade de maciços rochosos são fundamentalmente consequência do seu estado de alteração e de fracturação. A ocorrência de água percolando nos maciços actua também, com frequência, na respectiva estabilidade.

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

Elas são classificadas de acordo com o seu processo de formação em rochas ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade.

O maciço é uma unidade estrutural da crosta menor do que uma placa tectônica. A palavra é oriunda do francês, onde é usada para se referir a uma massa grande da montanha ou a um grupo compacto de montanhas conectadas.

Os Maciços Antigos – também chamado de escudos cristalinos, são os terrenos mais antigos crosta terrestre. A Epirogênese corresponde ao movimento vertical que ocorre em regiões afastadas das zonas de contato das placas, e em áreas de rochas mais sólidas e estáveis.

Quando um corpo for maciço, a sua densidade será igual à massa específica da substância que o constitui, já que não existem espaços no interior desse corpo.

O Maciço da Costeira abrange uma das áreas elevadas da Ilha de Santa Catarina, com relevo montanhoso, onde se encontram as nascentes dos mananciais que formam a Bacia do Rio Itacorubi, Bacia do Rio Tavares e a também nascentes que descem para a Bacia da Lagoa da Conceição.

adjetivo Compacto; composto por matéria firmemente unida, sem falhas.

Está cercado ao Noroeste pelo maciço do Gericinó, ao Sul pelo maciço da Tijuca, à Leste pela Baía de Guanabara e à Sudoeste pelo maciço da Pedra Branca . Sendo o quarto maior maciço do município do Rio de Janeiro.

A meteorização, a alteração e a erosão são processos que fazem parte do ciclo geológico, na sua parte superficial – Geodinâmica externa – e que são responsáveis por dar forma à superfície da Terra e alterar os materiais rochosos, transformando rochas ígneas, sedimentares e metamórficas em sedimentos ou formando solos.

Os escudos cristalinos, ou maciços antigos, representam um tipo de formação geológica muito resistente e que se forma geralmente em áreas de baixa altitude. São constituídos de rochas cristalinas tanto metamórficas quanto magmáticas e com alta resistência à erosão e ao intemperismo.

Estudo de maciços rochosos
RQD – índice de qualidade de rocha é calculado através de testemunhos de sondagem (com diâmetro mínimo de 48 mm). Representa a relação entre a soma de todos os tarolos de material maiores que 10 cm e o comprimento total do furo (x100).

granito

O exemplo mais comum é o granito. Rochas que se formam no interior da crosta, mas a pouca profundidade, são chamadas de hipoabissais. Um exemplo é o diabásio. O magma que extravasa na superfície, por entrar em contato com o ar e com o solo, resfria mais depressa que aquele que se solidifica no interior da crosta.

rocha metamórfica

O mármore é uma rocha cristalina e compacta. É uma rocha metamórfica que é proveniente de calcário exposto a altas temperaturas e pressão, por isso as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica.

Granito é uma rocha magmática ou ígnea resultado do resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido que ocorre em grandes profundidades da crosta terrestre.

A classificação dos tipos de rochas se dá a partir da análise de sua origem e da combinação dos minerais que as compõem. Cada uma das mais variadas espécies surge com a ocorrência de um processo geológico específico, como intemperismo, erosão, tectonismo, entre outros.

Continuar lendo O que é um som maciço?