O que é um som maciço?

Perguntado por: rresende8 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os sons encontrados são: Maciço: obtém-se percutindo regiões desprovidas de ar (músculo, fígado, coração).

Som semelhante ao da percussão de um tambor e que é audível, por exemplo, quando se faz a percussão digital de um abdómen com uma quantidade excessiva de ar ou gás na cavidade peritoneal ou nos intestinos.

Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas);

Som parecido com ruído de couro que se modifica de acordo com o ciclo respiratório.

Sons respiratórios normais

  • Som traquel.
  • Brônquico.
  • Broncovesicular.
  • Murmúrio vesicular.

Som que se obtém pela percussão, em regra, no abdomén ou no tórax (fígado ou derrame pleural, por exemplo) e que tem uma tonalidade de alto grau, uma intensidade suave e uma qualidade mate.

Nesta série destaquei os sons e timbres básicos principais para iniciar o estudo e prática da percussão corporal. São sons com o peito, barriga, coxa, estalo, as diferentes palmas, os sons com a boca, pés e voz.

São dois tipos: Roncos: sons de baixa frequência, graves. Sibilos: sons de alta frequência, agudos. Em geral, são múltiplos e disseminados por todo o tórax, exceto quando se trata de aspiração por corpo estranho (ou outra forma, como uma neoplasia obstrutiva) – neste caso os sibilos são localizados.

Som claro pulmonar: som da percussão pulmonar normal, entre a maciez e o timpanismo. Som timpânico: som característico de estruturas “ocas” com grande quantidade de ar no parênquima pulmonar ou na cavidade torácica. É encontrado em casos de enfisema pulmonar e pneumotórax.

É importante lembrar que a inspiração tem intensidade e duração maiores que as da expiração; ausculta-se toda a inspiração e somente o terço inicial da expiração; o som é suave, não havendo pausa entre inspiração e expiração.

Conforme esses sons são emitidos, o médico consegue avaliar a saúde pulmonar e respiratória do paciente, podendo levantar hipóteses de diagnóstico ou encaminhar o paciente para diferentes tipos de tratamento médico, se necessário. Os sons pulmonares são definidos como roncos, estridores, estertores e sibilos.

3 – Percussão: faz-se uso de pequenos e leves "golpes" para, através do som, identificar alterações patológicas ou não, visto que cada estrutura tem um som próprio.

A percussão corporal contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade, do raciocínio, da concentração, do olhar, do reflexo e do andar. Sendo o corpo usado como instrumento musical desenvolve também a improvisação, a memória musical e a consciência rítmica.

O estridor é um som semelhante aos sibilos que se ouve quando uma pessoa respira e que geralmente é devido à obstrução do fluxo de ar na traqueia ou na parte posterior da garganta. Causas comuns: Bronquite aguda.

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

O chiado no peito é um som agudo e estridente que ocorre durante a respiração e pode ser audível tanto para a própria pessoa quanto para as pessoas ao redor. O som pode parecer um assobio ou uma wheeze, como é chamado em inglês.