O que é um mapa de risco?

Perguntado por: iqueiroz9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.

Elaboração: o Mapa de Risco deve conter, para cada setor, um gráfico com círculos coloridos referentes a cada tipo de risco e seu grau de periculosidade.De preferência, o Mapa de Risco deve ser feito a partir da planta da área. No entanto, no caso de ausência do projeto arquitetônico, pode ser feito um croqui do local.

Os grupos de classificação de riscos são: - Acidente ou Mecânico: Eletricidade, trabalho em altura, máquinas e equipamentos, piso etc. - Biológico: Bactérias, fungos, germes e vírus. - Ergonômico: Peso, postura, repetição, monotonia, pressão, horário, meta etc.

Portanto, os objetivos do mapa de risco são: Reunir informações necessárias ao diagnóstico da situação de saúde e segurança na empresa; Viabilizar a troca e divulgação de informações entre os colaboradores, incentivando a prevenção entre si e através de atividades preventivas.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Grau de risco é uma escala numérica de 1 a 4 definida pela NR4 para avaliar a intensidade de riscos as quais os trabalhadores de cada tipo de empresa estão expostos. Esse valor serve para definir quais obrigações a empresa deve cumprir para estar em dia com as leis trabalhistas.

A NR-32 tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

A NR 1 determina que todas as normas regulamentadoras (NRs) relativas à segurança e medicina do trabalho passem a ser obrigatórias a todas as empresas, públicas e privadas, bem como aos órgãos públicos da administração direta e indireta — desde que mantenham funcionários contratados pela CLT.

Onde deve ser colocado o Mapa de Risco? Após ser discutido pelo grupo da CIPA e aprovado por ela, o Mapa de Risco deve ser colocado no local analisado, deve ser escolhido uma posição em que ele fique bem visível no ambiente.

O mapa de risco deve ser feito anualmente, toda vez que se renova a CIPA. A exigência faz parte da NR-5. Por isso, certifique-se que seu posto já tenha a representação gráfica dos riscos de acidentes.

Dificulta a leitura por parte do aparelho além de aumentar a chance de deslocamento da braçadeira. Certas arritmias cardíacas como a fibrilação atrial. Vimos em outro post que a forma através da qual aparelhos eletrônicos medem a PA é o método oscilométrico. A presença de ritmo cardíaco irregular dificulta este método.

Este documento tem por objetivo identificar os riscos dos processos de trabalho, reunindo as informações necessárias para estabelecer diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho da empresa.

O mapa de riscos é elaborado pela CIPA, segundo a NR-5, item 5-16, alínea “o” (por determinação da Portaria nº 25 de 29/12/94) ouvidos os trabalhadores de todos os setores do estabelecimento e com a colaboração do SESMT, quando houver.

Quem pode elaborá-lo? De acordo com a NR-5, este documento somente poderá ser elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) sob a direção do SESMT (Segurança do Trabalho e Serviços Profissionais Médicos).

Enquanto representações cartográficas da realidade, os mapas trazem uma grande quantidade de informações a respeito de onde vivemos e de diversas outras localidades, o que permite aprofundar os nossos conhecimentos sobre o espaço e fazer a descoberta de novas áreas.

Todas as empresas que realizam atividades potencialmente perigosas para a segurança dos trabalhadores devem obrigatoriamente ter um ou mais mapas de risco distribuídos pelo ambiente.

Os agentes de risco são classificados em 5 tipos, confira a seguir:

  • Riscos Físicos (Verde) ...
  • Riscos Químicos (Vermelho) ...
  • Riscos Biológicos (Marrom) ...
  • Riscos Ergonômicos (Amarelo) ...
  • Riscos Acidentes/Mecânicos (Azul)