O que é um mês vigente?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Mês atual.

Vigente é aquilo que está em vigor, ou seja, que está decorrendo, que é atual e contemporâneo. Exemplo: “O salário mínimo vigente no Brasil é de R$ 788,00” ou “De acordo com as leis vigentes, as crianças menores de 10 anos não podem ficar sem o cinto de segurança”.

Semestre corresponde ao período de tempo de seis meses consecutivos. Um ano tem dois semestres ou doze meses. Neste sentido, o final do primeiro semestre do ano é sinal de que este está na metade, ou seja, faltam mais seis meses para o seu término.

Na antecipação de faturas, a pessoa titular faz um pagamento antes da fatura do próximo mês fechar. Desse modo, o valor pago antecipado fica como um crédito, para abatimento na próxima fatura, como ocorre no estorno de cartão de crédito.

O limite da conta é um limite de crédito que fica disponível na sua conta corrente para você usar em imprevistos, quando não tiver saldo em conta. O valor disponível é calculado mensalmente e pode variar, de acordo com as suas condições de crédito. Você paga juros e encargos proporcionalmente ao valor que usar.

O calendário gregoriano é o calendário mais usado no mundo atualmente. Apesar de não ser considerado um calendário perfeito, ele é mais preciso do que o seu predecessor, o calendário juliano.

Os meses que possuem 31 dias em nosso calendário: janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro.

A clássica rima “agosto é o mês do desgosto” surgiu em Portugal. Na época das grandes navegações os portugueses criaram a expressão “casar em agosto traz desgosto”, pois as caravelas costumavam partir nessa época.

O ano vigente compreende o período de janeiro a dezembro do ano que ser quer atualizar a remuneração. Ex: remuneração do ano de 2022, deve-se considerar o período de janeiro a dezembro de 2022.

Atuais: 1 novos, correntes, atuais, recentes, contemporâneos, modernos, hodiernos, nupérrimos, verdes, frescos, últimos, palpitantes.

2 distintos, compreensíveis, perceptíveis, inteligíveis, marcantes, explícitos, claros, precisos, nítidos, cristalinos, distinguíveis. Que estão claros e evidentes: 3 presentes, marcados, palpáveis, óbvios, provados, indubitáveis, irrefutáveis, incontestáveis, incontestes.

Utilizado de modo efetivo; que tem validade; válido: segundo as leis vigentes.

Exemplo de uso da palavra Subsequente:
Vou fazer compra, mas só vou pagar no mês subsequente, ou seja, no próximo mês.

Um semestre é composto por 6 meses. Esse tempo equivale à metade de um ano.

As faturas são fechadas, geralmente, 10 dias antes do vencimento. Então, se a sua fatura fecha dia 10, provavelmente ela vence dia 20. Nesse caso, a melhor data para compra será um dia depois do fechamento da fatura, como já vimos.

Pagar a fatura funciona, portanto, como um adiantamento de parcelas dos meses seguintes. Desta forma, ao realizar o pagamento antecipado, é possível liberar mais limite no cartão e, além disso, se prevenir do endividamento futuramente.

8 dias

A data do fechamento da sua fatura varia a cada mês, acontecendo geralmente 8 dias corridos antes da data de vencimento. Caso queira conferir sua fatura, aqui você consegue consultar a segunda via da fatura do seu cartão de crédito.

Essa facilidade de possuir um saldo disponível pode se tornar um grande problema financeiro, às vezes até irreversível. É importante ficar bastante atento quanto ao uso do limite, pois o fato de usá-lo com frequência pode criar a impressão de que é algo natural.

Continuar lendo O que substitui vigente?