O que é veículo vigente em circulação?

Perguntado por: isales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Vigente é aquilo que está em vigor, ou seja, que está decorrendo, que é atual e contemporâneo.

O que é restrição judicial do veículo? A restrição judicial do veículo significa que há alguma pendência na justiça envolvendo o automóvel. Normalmente tem relação com alguma dívida ou disputa judicial do proprietário.

Acessando o Portal de Serviços do DENATRAN, é possível consultar a situação do veículo com o código Renavam e a placa. Antes disso, no entanto, é necessário fazer um cadastro inserindo o CPF e criando uma senha.

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
  2. Realizar consulta. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Consulta", ali clicar em "Veículo" e depois em "Consultar Meus Veículos".

Para fazer a baixa de um veículo, o proprietário deve fazer uma requisição no Detran local, munido de documento pessoal, CPF, comprovante de endereço, certificado de registro (CRV), licenciamento original e em dia, recorte com numeração do chassi e placas.

Para retirar o bloquei RENAJUD, é necessário ajuizar uma ação, denominada de Embargos de Terceiro, para isso será necessário contratar um advogado, de preferência um que seja especialista em direito de trânsito para que possa lhe assistir da melhor forma.

A expressão “veículo baixado” não tem qualquer ligação com problemas na suspensão, mas sim se refere a um carro que teve sua circulação vetada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Na prática, isso significa que o carro já sofreu uma séria batida, com danos irreparáveis ao chassi.

O que é restrição judicial de veículo, afinal? A restrição judicial se ilustra por uma ordem judicial que se aplica sobre um veículo. Isto é, na maioria das vezes o proprietário tem uma obrigação de fazer que, por não realizar voluntariamente, leva à restrição.

Bloqueio RENAJUD circulação: é o mais rígido de todos, pois o veículo fica impedido de circular pelas vias públicas brasileiras. Ou seja, é impossível utilizar o carro ou a motocicleta. Caso o automóvel com este bloqueio seja flagrado circulando nas vias públicas, ele será colhido e levado ao pátio.

É possível verificar a situação do nome no site do órgão de proteção ao crédito. Você faz um cadastro, informando alguns dados, e depois o login para fazer a consulta. Essa consulta é gratuita. Além disso, há a facilidade de poder fazer essa verificação de nome negativado online.

Tipos de restrições que um veículo pode ter

  • Restrição administrativa. Quando a transferência do veículo não feita dentro do prazo estabelecido de 30 dias, o próprio Detran insere a restrição administrativa. ...
  • Restrição financeira. ...
  • Restrição judicial. ...
  • Gravame. ...
  • Bloqueio policial.

O jeito mais tradicional de consultar o licenciamento é pelo portal do Detran do seu estado, mas para isso, é preciso se cadastrar no site com login e senha, além de ter o número do RENAVAM sempre em mãos. Contudo, existe um jeito mais fácil de fazer isso.

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)
Além de ter a CNH na tela do celular, você também pode consultar a situação do veículo. Outra maneira de consultar a situação do veículo, de maneira simples e prática, é por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Consulta do veículo
Com o aplicativo Gringo, é bem mais fácil acompanhar os débitos e pendências de um veículo. Afinal, ele avisa quais são os impostos que devem ser pagos, como IPVA, DPVAT, taxa de licenciamento e a data de vencimento.

DESCRIÇÃO: O proprietário de veículo pode consultar a existência de autuações, multas, impedimentos, restrições financeiras e o ano do último pagamento do seguro DPVAT, taxa de licenciamento e IPVA.

Após 60 dias de atraso, o proprietário pode ter o nome inscrito na dívida ativa. Entenda melhor em nosso post completo sobre multa de licenciamento.

Após o vencimento do licenciamento quanto posso rodar? Na verdade, você não pode rodar nada; caso contrário, estará colocando sua conta em risco. E depender da sorte nunca deve ser a opção mais recomendável. Conduzir veículo com o licenciamento atrasado configura infração gravíssima.

O que é mais importante pagar IPVA ou licenciamento? Para que exista o licenciamento é necessário pagar o IPVA. Caso o pagamento do IPVA não seja pago o motorista fica impossibilitado de licenciar o seu veículo.

O veículo não licenciado há 10 anos ou mais e que contar com 25 anos ou mais de fabricação, terá o seu registro atualizado com indicativo de "frota desativada" automaticamente na Base de Índice Nacional (BIN), pelos respectivos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.