O que é uma alimentação básica?

Perguntado por: upires7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Uma alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Investir em alimentos pouco processados e reduzir o consumo de gordurras, sal e açúcar são algumas das medidas que podem melhorar a sua alimentação.

Existe uma grande diferença entre comer e se alimentar. Enquanto o hábito de comer é apenas uma espécie de "abastecimento" do corpo, a ação de se alimentar é vista como uma forma saudável para manter o corpo regulado, aproveitando os benefícios dos componentes de cada alimento, trazendo, assim, a denominada nutrição.

Porém, é importante ressaltar que o acompanhamento de um nutricionista é imprescindível para quem pretende começar uma dieta com restrições de alimentos.

  • Alimentação Natural. ...
  • Alimentação Vegetariana e Vegana. ...
  • Alimentação Macrobiótica. ...
  • Alimentação Ayurveda.

Os alimentos se dividem em três grupos: construtores, reguladores e energéticos. Já falamos aqui sobre os alimentos construtores e a importância deles para nossa saúde. Agora vamos conhecer sobre o segundo grupo de alimentos, os alimentos reguladores.

A análise estratificada por grandes regiões confirmou que em todo o País arroz, feijão, café, pão de sal e carne bovina são os cinco alimentos com maior prevalência de consumo.

Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Vale destacar, no entanto, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

ALIMENTOS: são substâncias que visam promover o crescimento e a produção de energia necessária para as diversas funções do organismo. ALIMENTAR-SE: ATO VOLUNTÁRIO E CONSCIENTE. NUTRIENTES: substâncias que estão presentes nos alimentos, e são ultilizadas pelo organismo.

Cereais, frutas, leites, carnes e outros. Confira quais são os principais tipos de alimentos para manter a boa saúde e prevenir doenças.

Para adultos, uma dieta saudável inclui:
Frutas, verduras, legumes (como lentilha e feijão), nozes e cereais integrais (como milho, aveia, trigo e arroz integral). Pelo menos 400g (o equivalente a cinco porções) de frutas e vegetais por dia (2), exceto batata, batata-doce, mandioca e outros tubérculos.

Existem quatro níveis como segue:

  • Alimentos Energéticos: Grupo 1.
  • Alimentos Reguladores: Grupos 2 e 3.
  • Alimentos Construtores: Grupos 4, 5 e 6.
  • Alimentos Energéticos Extras: Grupos 7 e 8.

Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições, pode-se consumir quinoa, amaranto ou trigo sarraceno, por exemplo, que são alimentos ricos em carboidratos complexos com baixo índice glicêmico, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenir o câncer e ...

Confira a seguir os principais grupos de alimentos que a compõem.

  1. Proteínas. Encontrada com maior frequência em itens como leite, queijos, iogurte, carnes, ovos, feijão e leguminosas, as proteínas pertencem ao grupo dos alimentos construtores. ...
  2. Carboidratos. ...
  3. Gorduras. ...
  4. Vitaminas e minerais.

Podemos definir uma alimentação balanceada como o hábito de realizar refeições mais completas, diversificadas e naturais, compostas por ingredientes capazes de fornecer todos os nutrientes essenciais para o funcionamento saudável do organismo, em concentrações adequadas.

todos os grupos, mas escolha os da base da pirâmide, os vegetais e as frutas pra consumir em maior quantidade. Os alimentos do topo devem ser consumidos com moderação, reduzindo o consumo de gorduras e doces.

As 8 frutas mais saudáveis e nutritivas

  • Abacate. Essa fruta possui gordura monoinsaturada, responsável por elevar o colesterol bom no organismo. ...
  • Morango. O morango é rico em cálcio, ferro, vitaminas A, C, B5 e B6. ...
  • Banana. A banana é rica em potássio, fibras e vitamina B. ...
  • Melancia. ...
  • Uva. ...
  • Laranja. ...
  • Abacaxi. ...
  • Melão.

É fonte ainda de vitamina B6, capaz de estimular a criação – ou síntese – de novas células. O consumo diário de banana também contribui para sua saúde cardíaca, por ser um alimento rico em potássio e magnésio. Estudos divulgados indicam que os níveis de potássio podem ter relação com a saúde do coração.

A primeira refeição do dia e uma das três mais importantes, perdendo apenas para o almoço e jantar, em muitos casos não tem a importância que deveria. Durante o sono, somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes.

O que comer à noite
Vitamina B6 e o magnésio também são nutrientes que ajudam no relaxamento do corpo e são encontrados no frango, atum, cereais, semente de gergelim, tofu, soja, caju e tomate. Aposte em algumas bebidas que auxiliam em uma boa noite de sono, como chá de camomila, suco de cereja ou um leite quentinho.