O que é uma atitude sustentável e colaborativa?

Perguntado por: dsoares6 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Atitudes sustentáveis incluem, acima de tudo, um cuidado com as coisas que não são mais úteis para nós. Se não é bom pra você, não é bom para o meio ambiente. O óleo de cozinha deve ser armazenado em garrafas e enviados para reciclagem.

Desenvolvido pelo Senac, o programa Ecos de Sustentabilidade visa diminuir os impactos que possam representar riscos ao meio ambiente e à sociedade. O Senac São Miguel Paulista tem técnica de gestão e economia de água; as lâmpadas utilizadas são ecológicas; e a captação de energia solar garante a água quente.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

A sustentabilidade visa a preservação do meio ambiente, diminuindo o impacto negativo no planeta. Isso quer dizer que é possível viver confortavelmente tendo ações sustentáveis na rotina. Por exemplo, ao fazer uma reforma no apartamento você pode racionar o uso da água e evitar o desperdício de materiais.

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

Exemplos de sustentabilidade, nos âmbitos individual, comunitário e global

  • Economia de água.
  • Consumo de produtos biodegradáveis.
  • Reciclagem de materiais.
  • Separação do lixo para coleta seletiva.
  • Utilizar transportes coletivos ou adotar a prática da carona solidária.

O que levar em consideração em um projeto sustentável

  1. Otimização dos recursos naturais ...
  2. Utilizar energia solar ...
  3. Reutilizar água ...
  4. Utilize a tecnologia ...
  5. Atenção aos resíduos gerados na obra

O turismo consegue, na sua essência, fazer os quatro pilares do desenvolvimento sustentável andarem juntos: o social, o econômico, o ambiental e o cultural.

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

“Um profissional sustentável também deve inserir os conceitos da responsabilidade social no seu dia a dia e assumir atitudes como evitar o desperdício, valorizar os recursos disponibilizados pela empresa e buscar melhores práticas nas suas atividades, por exemplo.

Utilize mais transporte público e outros meios que não poluem o meio ambiente, como bicicletas e patinetes elétricos. Comece a caminhar mais também! Além de conseguir ver coisas que passam despercebidas quando você está de carro, você desestressa e pode até perder aqueles quilinhos “a mais”.

Dica 1: Recicle o lixo. Reciclar é um ato de sustentabilidade que deve ser cada vez mais adotado, pois uma família pode juntar quilos de lixo por dia, semana e, mês. Todo esse lixo, ao invés de ser descartado, pode ter outros caminhos através da reciclagem. Assim, um papel reciclado pode virar outro papel, por exemplo.

Ser sustentável requer um tempo de adaptação.
É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

Todo colaborador, independente de seu cargo ou atribuição, deve estar ciente da agenda de sustentabilidade da empresa. Além disso, precisa ter consciência sobre sua própria função como agente ativo de ações em sustentabilidade e como suas atitudes impactam essa agenda - ou são impactadas por ela.

Sustentabilidade é sustentar, apoiar, conservar ou manter um processo ou sistema e está diretamente ligada com a conservação dos recursos. O principal objetivo da sustentabilidade é busca o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade, o respeito aos limites ambientais do planeta.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios são sustentáveis. Corrupção é insustentável.

A sustentabilidade social implica em gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Contudo, isso não significa que a empresa vai deixar de lucrar ou correr atrás do lucro.

Quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente?

  • Principais pilares da sustentabilidade. ...
  • Aumenta a qualidade de vida. ...
  • Melhora a economia. ...
  • Menos desastres ambientais. ...
  • Preservar os recursos naturais e o meio ambiente.