Quais são as 5 características básicas do desenvolvimento sustentável?

Perguntado por: dmendes6 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

É uma proposta para as pessoas, o planeta e a prosperidade. O lema é: “Ninguém pode ficar de fora!”, por isso foram construídos contemplando as cinco áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

A Agenda 2030 é universal, indivisível e integrada. Ela sintetiza as aspirações e integra as dimensões econômica, social e ambiental. Seu lema central, Ninguém deixado para trás, baseia-se em cinco princípios orientadores: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias (5 Ps).

Em relação às dimensões do desenvolvimento sustentável, o autor Ignacy Sachs, economista polonês e naturalizado francês conceitua o termo a partir de 8 dimensões específicas da sustentabilidade, a saber: dimensão ambiental, econômica, social, cultural, espacial, psicológica, política nacional e internacional.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalha com 59 indicadores de sustentabilidade, que se baseiam nos 58 indicadores da Commission on Sustainable Development (CSD, 2005) formando um escopo de quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional.

Desenvolvimento sustentável: exemplos

  • exploração consciente de recursos naturais;
  • preservação de bem naturais aliada à dignidade social;
  • diminuição do ritmo de consumo;
  • programas socioambientais de conscientização da população;
  • reciclagem;
  • investimento em fontes renováveis de energia;
  • reflorestamento.

- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água. - Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis. - Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo. - Extração de recursos minerais sem provocar impactos ambientais.

Desenvolvimento sustentável: exemplos
As ações de desenvolvimento sustentável são todas aquelas que irão promover a conscientização sobre o uso equilibrado dos recursos. Para preservar o meio ambiente e criar mais cidades sustentáveis, a sua prática depende de gestos multilaterais.

Quais são os 5 Ps do Marketing?

  1. Produto. O primeiro P se refere ao conceito de produto. ...
  2. Preço. O segundo dos 5 Ps do marketing corresponde ao preço. ...
  3. Praça. O terceiro P se refere à praça, ou seja, à distribuição do produto. ...
  4. Promoção. ...
  5. Pessoas.

O autor Mintzberg estabelece uma visão mais ampla do conceito de estratégia, apresentando o modelo dos 5 Ps: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.

Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.

Conheça os pilares da sustentabilidade

  • Desenvolvimento social. Trata do capital humano e da criação de mecanismos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos. ...
  • Desenvolvimento econômico. Comércio justo e consumo consciente são alguns dos aspectos fundamentais do desenvolvimento econômico sustentável. ...
  • Proteção ambiental.

Exemplos de sustentabilidade, nos âmbitos individual, comunitário e global

  • Economia de água.
  • Consumo de produtos biodegradáveis.
  • Reciclagem de materiais.
  • Separação do lixo para coleta seletiva.
  • Utilizar transportes coletivos ou adotar a prática da carona solidária.

Os três pilares da sustentabilidade
Hoje em dia, essa ideia é dividida em três pilares: social, econômico e ambiental. Essas bases foram, primeiramente, evidenciadas no Relatório de Brundtland (1987), lançada pela ONU, assim, introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável no mundo.