O que é uma cirurgia eletiva?

Perguntado por: omagalhaes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Cirurgia eletiva é uma cirurgia programada que não é considerada de urgência e que o médico agenda o dia e o horário para sua realização conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.

Não há consenso internacional sobre o que representa um tempo de espera excessivo, entretanto a maioria dos países define o período entre 03 (três) e 06 (seis) meses como prazo máximo para a realização de cirurgias consideradas eletivas (Luigi & Hurst, 2005; Oudhoff et al., 2007).

Resumo: – cirurgia de emergência – aquela em que há risco de vida ou de perda de membro caso o paciente não seja operado em um curto intervalo de tempo, geralmente < 6 horas. – cirurgia eletiva – aquela que pode ser postergada por até 1 ano sem causar grandes problemas ao paciente.

O texto, que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados, define ainda prazo máximo de 60 dias para cirurgias eletivas. Crianças com menos de 10 anos ou com doença grave, segundo o projeto, deverão ser atendidas em até 5 dias, para consultas, e em até 20 dias, para cirurgias.

Apesar da redução drástica de cirurgias eletivas, canceladas durante período mais delicado da pandemia, a média de custo/hora dos centros cirúrgicos é de R$ 783, segundo indicadores do 1º Semestre de 2021 do levantamento realizado pela Planisa envolvendo 112 hospitais privados e públicos.

1. Relativo a eleição (ex.: congresso electivo ; processo electivo ). 2. Que se alcança ou é feito por eleição (ex.: cargo electivo ).

Eletivo é o termo usado para designar procedimentos médicos não considerados de urgência ou emergência e que são, geralmente, programados.

Classificação das Cirurgias:
englobam: CIRURGIA ELETIVA: tratamento cirúrgico proposto, mas a realização pode aguardar ocasião propícia, ou seja, pode ser programado. Por ex.: mamoplastia, gastrectomia. CIRURGIA DE URGÊNCIA: tratamento cirúrgico que requer pronta atenção e deve ser realizado dentro de 24 a 48 horas.

Cirurgia eletiva é uma cirurgia programada que não é considerada de urgência e que o médico agenda o dia e o horário para sua realização conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.

Afinal, como marcar uma cirurgia pelo SUS? Primeiro, é preciso passar por uma avaliação médica. É ele quem irá analisar o seu estado de saúde e entender se é necessário, ou não, realizar o procedimento. Após isso, você é encaminhado para realizar os exames pré-operatórios.

Os exames necessários para o risco cirúrgico diferenciam de acordo com a cirurgia e seu tipo, além dos principais como: hemograma completo, eletrocardiograma, coagulograma, eco e teste ergométrico. Os outros tipos a serem realizados serão determinados de acordo com o quadro e intervenção.

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

A cirurgia eletiva é um procedimento que pode ser planejado e agendado na data que for conveniente ao paciente, ou seja, não tem caráter de urgência ou emergência. Dessa forma, o centro cirúrgico ambulatorial é o local adequado para a sua realização.

Por meio do Programa Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (e-SIGIC), é possível, pela internet, conhecer a posição que ocupa na lista, bem como o tempo de espera programado para realização da intervenção cirúrgica.

Para fazer cirurgia pelo SUS, o paciente não precisa se preocupar com nada disso. O sistema é financiado com dinheiro de impostos e todos podem utilizá-lo. Mas é necessário fazer um cadastro e entrar em uma fila de espera que, dependendo do procedimento, pode demorar anos.

Preenchidos os requisitos citados, um advogado especialista em ações contra o SUS irá iniciar o processo judicial com um pedido de liminar. Esta é uma ferramenta jurídica que busca adiantar a liberação do procedimento, tratamento ou consulta pelo SUS, antes mesmo que a ação seja finalizada.

O significado de eletiva é opcional, ou seja, a cirurgia eletiva é baseada na feita pelo paciente ou médico. Alguns dos tipos de cirurgia eletiva são necessários para o bem estar do paciente, mas podem ter sua realização postergada ou adiantada.

Joffre M. de Rezende, em seu livro Linguagem Médica ressalta que "a prevalecer o uso de cirurgia como sinônimo de operação, é de se prever o aparecimento de um novo verbo – cirurgiar. Será, então, mais elegante dizer que o doente foi cirurgiado do que operado." E o plural CIRURGIAS não existe.

Após uma cirurgia é comum existir dor ou incômodo no local, por isso, o médico normalmente recomenda o uso de medicamentos analgésicos e/ou anti-inflamatórios, que ajudam a controlar a dor e o inchaço, como dipirona, paracetamol ou tramadol, por exemplo, dependendo do tipo de cirurgia e da intensidade da dor.

O que é consulta eletiva? As consultas eletivas são aquelas agendadas com o médico de sua preferência, com antecedência. É indicado ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer exames de sangue e/ou urina e diagnosticar doenças assintomáticas.

6 sinônimos de eletivas para 1 sentido da palavra eletivas: Que podem ser livremente escolhidas: 1 alternativas, opcionais, optativas, facultativas, voluntárias, livres.