Precisa raspar o cabelo para fazer cirurgia na cabeça?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

A tricotomia ou “raspagem” dos cabelos fica a critério do cirurgião e do paciente. Homens geralmente concordam em raspar toda a cabeça, mulheres geralmente preferem que seja feita uma pequena tricotomia no trajeto da incisão para que possam cobrir a falha capilar com o restante do cabelo, quando longo.

Terminada a cirurgia, o anestesista começa a reversão da anestesia. Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar.

A craniotomia é uma cirurgia de grande porte na qual o cirurgião utiliza vários instrumentos para visualizar o cérebro e realizar o procedimento de forma segura. O cirurgião realiza uma pequena incisão no crânio para chegar ao tumor.

Depilação. Por questões de higiene e para evitar o risco de infecções, é necessário remover os pelos da parte do corpo que será operada.

O paciente pode sentir dor de cabeça e cansaço após a cirurgia. Este mal-estar é temporário e, normalmente, cede nas primeiras 48 horas. Para a dor, o médico prescreve analgésicos.

Existem Riscos? Qualquer cirurgia pode ter complicações. O risco de cirurgia cerebral está atrelado ao local específico do cérebro que a operação afetará. Por exemplo, se a área do cérebro que controla a fala é operada, a fala pode ser afetada.

O procedimento completo dura de 4 a 6 horas e a recuperação costuma ser rápida. “Com os testes feitos durante a cirurgia, o paciente pode ter alta em poucos dias”, afirma Dr. Mattozo. A Craniotomia com o paciente acordado é realizada no Hospital Marcelino Champagnat desde julho de 2019.

O procedimento é realizado com anestesia geral, dura cerca de 4 horas e, atualmente, é considerado bastante seguro e eficaz.

Carnes magras, aves, ovos e peixes: as proteínas vão ajudar bastante na fase de recuperação dos tecidos e influenciar na cicatrização. Colaborando com os efeitos da cirurgia. As proteínas também ajudam a produzir colágeno.

Muitos dos pacientes que voltaram à consciência durante as cirurgias descreveram uma série situações, como experiências de quase-morte, ocorrência de alucinações, dificuldades para respirar e sensações de dor e extremo pânico.

Contras da Raqui
Sabe por quê? Porque na maioria das vezes, após a cirurgia a mamãe não pode levantar a cabeça, pelo risco de cefaleia pós raqui. A enxaqueca além de forte é frequente, por isso é pedido às mamães que não levantem o tronco, de forma a evitar o incômodo.

Tinha um resultado bom, mas por causa disso a cranioplastia durava cerca de duas horas”, esclarece o coordenador de neurocirurgia do HES-Unicamp. Com o novo método, em que a prótese já vem moldada para os cirurgiões, o tempo de cirurgia cai pela metade.

Esse tipo de cirurgia custa em média R$ 50 mil em um hospital particular.

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

· Não pode estar com as unhas pintadas, cílios artificiais, nem passar cremes no corpo ou maquiagem. · No dia anterior da cirurgia, procure tomar um banho com sabonete antisséptico e inclusive lavar bem os cabelos.