O que é uma dimensão pedagógica?

Perguntado por: ndamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A dimensão pedagógica é a que incorpora ao trabalho os aspectos teóricos e filosóficos, alinhando-os e articulando-os com foco na sua finalidade especifica, ou seja, na produção do conhecimento. É a que promove a fluidez, aponta a direção e dissipa as tensões relativas à especificidade do trabalho em educação.

As dimensões da gestão escolar nada mais são que as competências ou as responsabilidades pertinentes à gestão e aos gestores escolares. Separamos a seguir dois grandes campos: a dimensão em relação à organização escolar e a dimensão em relação à implementação de práticas no seio escolar.

A partir das quatro dimensões da educação (caráter, competências, habilidades e meta cognição). Essa obra tem como objetivo refletir a aprendizagem e o currículo escolar de maneira prática. Esse livro mostra que essas dimensões são essenciais para atingir uma educação completa e verdadeira.

Essas dimensões repercutem no seu processo formativo e na sua atuação profissional, são elas: a dimensão político-educacional; a dimensão político-institucional; a dimensão pedagógico-didática; a dimensão formativa-curricular e a dimensão sociointeracional.

Didática: dimensões humanas, político-sociais e técnicas
Os sujeitos professores e alunos estão predispostos a serem multifacetados, gerando preconceitos que podem desestimular ou inibir a comunicação eficaz para a aprendizagem; por isso, a dimensão humana é colocada em posto de primeiro número no curso da didática.

O sistema de aprendizagem em ação abrange cinco dimensões articuladas: 1) o ambiente de aprendizagem do ensino em administração, 2) os estilos de aprendizagem dos professores e alunos, 3) a experiência docente e discente, 4) as estratégias de ensino em ação, e 5) a reflexão em ação.

A escola nos ensina que há três dimensões espaciais – altura, largura e comprimento – e que o passar do tempo nada tem a ver com essas três grandezas. Mas isso é só parte da verdade. O espaço está irremediavelmente associado ao tempo, em um mundo quadridimensional. E teorias indicam que pode haver muito mais dimensões.

A atualidade de Paulo Freire em seis dimensões: epistemológica, tecnológica, política, social, profissional e estética.

Significado de Dimensão
substantivo feminino Extensão medível que define a porção ocupada por um corpo; tamanho. Sentidos que compõem essa extensão (altura, largura e profundidade ou espessura). [Figurado] Capacidade de ser útil, de cumprir um propósito ou necessidade; importância: a dimensão de uma iniciativa.

Cada uma das direções em que é possível realizar medidas em um espaço é chamada de dimensão. Se não existe possibilidade de tomar outra medida além do comprimento de um objeto, por exemplo, dizemos que esse objeto possui apenas uma dimensão. A reta é um objeto unidimensional, isto é, possui apenas uma dimensão.

Na física, as dimensões são parâmetros utilizados para descrever os fenômenos observados. A física clássica descreve o espaço em três dimensões. A teoria da relatividade geral propõe uma geometria quadridimensional conhecida como espaço-tempo e teorias mais modernas sugerem a existência de dez ou onze dimensões.

Desse modo, junto com considerações importantes, como a relevância social do conteúdo, é apontada a preocupação em se trabalhar com os conteúdos escolares nas três dimensões: atitudinal, conceitual e procedimental.

No referido documento as sete dimensões a serem consideradas em uma instituição de Educação Infantil são: 1 – Planejamento Institucional; 2 – Multiplicidade de Experiências e Linguagens; 3 – Interações; 4 – Promoção de Saúde; 5 – Espaços, Materiais e Mobiliários; 6 – Formação e Condições de Trabalho das professoras e ...

Altura, largura, profundidade, tempo. Essas são as quatro dimensões que conhecemos. Mas os cientistas apostam que existe uma quinta dimensão.

A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, pressupõe a construção permanente de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais.

A dimensão do conhecimento está relacionada ao domínio dos conteúdos. A prática refere-se a saber criar e gerir ambientes de aprendizagem. A terceira dimensão, engajamento, diz respeito ao comprometimento do professor com a aprendizagem e com a interação com os colegas de trabalho, as famílias e a comunidade escolar.

Os quatro pilares da educação são formados por: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Com esses pontos, os alunos aprendem, na prática, o respeito, ética, moral, bem como o poder de pensar e ajudar o próximo.

Já a Didática, consiste na técnica de ensinar, trata-se de um ramo da pedagogia que tem como foco os métodos e técnicas de ensino que são utilizados para concretizar as diretrizes da teoria pedagógica.

A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO, FRUIÇÃO, REFLEXÃO.