O que é uma dimensão subjetiva?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

1. Dimensão subjetiva. A dimensão subjetiva tem foco principal no sujeito, no titular do direito. Sob esse ângulo, os direitos fundamentais geram direitos subjetivos aos seus titulares, permitindo que estes ordenem comportamentos (negativos ou positivos) dos destinatários.

A essência da dimensão objetiva em questão é aquela posta na alternativa 'b': os direitos fundamentais, para além do papel 'negativo' de limitar a ação estatal, adquirem papel 'positivo' de animar-lhes condutas positivas.

A partir da dialética subjetividade-objetividade pode se falar em dimensão subjetiva da realidade na medida em que se entende que a subjetividade é individual, mas constituída socialmente, a partir de um processo objetivo, com conteúdo histórico.

Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.

Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.

É a forma concreta de um direito que foi determinado pela lei e pode ser usufruído por uma pessoa.

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

é uma expressão que indica “relação a alguma coisa”. Ou seja, isto significa que a capacidade ou possibilidade de estar em relação é da consciência e não do objeto. É a subjetividade que se faz movimento, atividade, não passividade, e não os objetos, pois estes só estão “em relação” para um sujeito.

Realidade Objetiva: é a perspectiva de que você é o personagem no mundo dos sonhos e o mundo dos sonhos é real e objetivo. Realidade Subjetiva: é a perspectiva de que sua verdadeira identidade é a da pessoa que dorme tendo o sonho.

Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo. Exemplo: “Marcos tratou com objetividade aquele assunto da semana passada”. Ela também pode se referir à característica de algo que representa ou pretende representar de maneira fiel um objeto.

Enquanto a descrição objetiva é feita de forma imparcial, ou seja, na tentativa de demonstrar apenas aquilo que se vê da forma mais realista possível, sem acrescentar qualquer juízo de valor, na descrição subjetiva o aspecto opinativo não é só contemplado, como muito valorizado.

Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele "instala" a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na ...

A psicologia da Educação tem uma tripla dimensão: teórica ou explicativa, tecnológica ou projetiva, e técnica ou prática, que lhe confere um carácter aplicado e a impele a uma explicação, fundamentada e coerente, sobre esses processos de mudança.

Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.

Significado de Subjetivo
Relativo ao sujeito; próprio de cada pessoa; particular, individual, característico, próprio: opinião subjetiva. Que se refere ao indivíduo ou dele faz parte: experiência subjetiva. [Filosofia] Particular ou relevante acerca de um indivíduo; pessoal.

3 egocêntrico, individual, íntimo, particular, pessoal, privado, próprio. Pertencente a um sujeito: 4 atinente, característico, dependente, específico, imanente, inerente, inseparável, intrínseco, ligado, peculiar, pertencente, pertinente, relativo.

1 parcialidade, emocionalidade, tendência, paixão, passionalidade.

Características da descrição subjetiva
Pode ser definida como aquela em que as opiniões, perspectivas e sentimentos do autor interferem explicitamente no processo descritivo. Um movimento literário que exaltava as descrições subjetivas foi o Romantismo.