O que é uma pergunta subjetiva?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções. Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta, que permite a mesma resposta para todas as pessoas.

1 Caráter ou qualidade de subjetivo. 2 Filos Aquilo que se relaciona unicamente a um indivíduo, sendo inacessível a outrem. 3 Característica de todos os fenômenos psíquicos que se relacionam ao próprio indivíduo e considerados por ele seus.

Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.

Características da descrição subjetiva
O uso da primeira pessoa do singular, representado pelo pronome “eu”, é comum em textos cujas descrições tendem a ser subjetivas.

Descrição subjetiva:
Foi sempre assim, dona Cômoda: gorda, fechada, egoísta.” Como podemos observar, a cômoda foi descrita de duas maneiras diferentes. Na primeira descrição houve um retrato fiel do objeto; já na segunda, houve o ponto de vista do autor, o objeto foi descrito conforme ele o vê.

A responsabilidade subjetiva é aquela que depende da existência de dolo ou culpa por parte do agente delituoso. É comportamento humano voluntário consciente dirigido a um fim. É comportamento exterior, vontade dirigida a um fim, com antecipação mental do resultado pretendido e da escolha dos meios.

Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.

Na Filosofia Clínica, há dois tipos de verdade: subjetiva e consensual. A verdade subjetiva é aquela que habita a pessoa que está de acordo com a sua singularidade, sua Estrutura de Pensamento. Quanto à verdade consensual, é aquela estabelecida em conjunto pelas pessoas.

3 egocêntrico, individual, íntimo, particular, pessoal, privado, próprio. Pertencente a um sujeito: 4 atinente, característico, dependente, específico, imanente, inerente, inseparável, intrínseco, ligado, peculiar, pertencente, pertinente, relativo.

Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.

1 parcialidade, emocionalidade, tendência, paixão, passionalidade.

Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo. Exemplo: “Marcos tratou com objetividade aquele assunto da semana passada”. Ela também pode se referir à característica de algo que representa ou pretende representar de maneira fiel um objeto.

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

A linguagem objetiva tem a finalidade de exibir fatos sem se preocupar em transparecer emoção ao longo da propagação da mensagem, já a linguagem subjetiva considera-se a emoção, bem como, toda entendimento a cerca de um texto.

Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro". Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.

Significado de Objetiva
adjetivo Que se expressa com clareza; sem rodeios; direto. Que age com rapidez; que não perde tempo com distrações. Que não demonstra preferência em relação a; sem preconceitos: análise objetiva do texto.

No texto descritivo subjetivo, a opinião do autor e suas impressões se sobressaem ao descrever um objeto, acontecimento ou pessoa, o que dá ao texto um cunho pessoal. É utilizada uma linguagem conotativa e metafórica.

O objetivo de muitos autores ao escrever um texto, principalmente os acadêmicos, é mostrar as diferenças ou similaridades entre duas situações ou objetos. Se esse for o caso, a primeira coisa que deve ser feita é descobrir se estão sendo discutidas as semelhanças ou as disparidades.

A certeza subjetiva não se apoia em observações, por confiar plenamente em suas convicções racionais internas, difere da certeza objetiva, que busca sustentação em conhecimento obtido através da observação sistemática de fenômenos que se repetem e podem ser percebidos por todos.

Para a corrente filosófica conhecida como relativismo a verdade é relativa, ou seja, não existe uma verdade absoluta que se aplique no plano geral. Assim, a verdade pode se aplicar para algumas pessoas e para outras não, pois depende da perspectiva e contexto de cada um.