O que é uma educação massificada?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A massificação do ensino refere-se à expansão quantitativa da escolarização em cada nível do sistema educativo (que era para poucos e passa a ser para muitos).

Sendo assim, a educação formal tem um espaço próprio para ocorrer, ou seja, é institucionalizada e prevê conteúdos, enquanto a educação informal pode ocorrer em vários espaços, envolve valores e a cultura própria de cada lugar.

A educação familiar;
E por fim, a educação escolar.

O próprio termo sociedade de massa já faz referência a uma sociedade massificada, isto é, uma sociedade em que os indivíduos agem de forma semelhante com gostos e interesses praticamente padronizados.

4 sinônimos de massificar para 1 sentido da palavra massificar: 1 uniformizar, igualar, nivelar, padronizar.

Como as modalidades de ensino se dividem e quais suas características?

  • Presencial. ...
  • Educação a distância (EaD) ...
  • Semipresencial ou híbrido. ...
  • Ensino presencial. ...
  • Educação a distância. ...
  • Ensino híbrido.

O relatório que aponta para a importância da educação ao longo da vida traz a discussão dos “quatro pilares” fundamentais da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

São modalidades de ensino, segundo a LDB: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial.

O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. Assim, deve ser estimulado a conquistar a sua independência, resolver problemas, elaborar hipóteses e levantar questões.

EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
Protagonismo total dos educandos. De fato, essa é a premissa dos novos modelos de educação. Em outras palavras, o poder de decisão sobre o próprio aprendizado e sobre a forma atuação das escolas é o que caracteriza esse novo modelo educacional.

Método 1 – Tradicional
A abordagem de ensino tradicional é predominante no país. Seu objetivo está em preparar o aluno para a vida em sociedade por meio de uma relação hierárquica.

Além do método construtivista e do método tradicional, no Brasil, o método de ensino freiriano e o método de ensino montessoriano também estão entre os principais.

Ao promover a massificação e a transformação da cultura em mercadoria, a Indústria Cultural fomentou o surgimento da cultura de massa. Junto aos meios de comunicação, ela sustenta a veiculação da cultura de massa, que é direcionada para o consumo pelo máximo de pessoas possível, em todas as esferas sociais.

A cultura de massa não é produzida, mas sim reproduzida. A ideia aqui não é criar algo autêntico, mas reproduzir incessantemente o que já foi produzido (até que a demanda pelo objeto reproduzido esgote-se) para conseguir atingir o maior número de espectadores, gerando assim um maior lucro com menos esforço e gasto.

No Brasil, a massificação social começou a ganhar força em meados da década de trinta, com o fim da República do Café, quando os investimentos estrangeiros e o capital acumulado no setor cafeeiro passaram a ser empregados na industrialização, o que provocou intensificação do êxodo rural[3].

2.2 O QUE É MASSIFICAÇÃO DO TRABALHO
O que anteriormente tratava-se de um aglomerado de trabalhadores sem conhecimento, trabalhando muitas vezes em chão de fábrica, ou subempregos, sob o domínio e fiscalização de empregadores, que não aplicavam a Consolidação das Leis do Trabalho.