Qual é a importância da conscientização ambiental e da educação ambiental?

Perguntado por: agil . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Entende-se que a Educação Ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, só se fará com uma prática de educação ambiental, onde cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental.

A principal função da educação ambiental é contribuir para a formação de cidadão consciente, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

Ter consciência ambiental nada mais é do que compreender o meio ambiente em sua totalidade e as consequências que certos atos no cotidiano podem causar a ele, é entender que a sobrevivência dos ecossistemas depende do coletivo. Além disso, ter consciência ambiental requer a busca por informações.

“A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.

A Educação Ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

A educação sobre os resíduos, então, é de extrema importância para construirmos uma sociedade mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente, e a reciclagem de lixo na escola pode ser de grande ajuda nisso.

Por meio da educação ambiental é possível educar cidadãos capazes de relacionar suas ações aos diversos danos causados ao ambiente, incentivando-os à mudanças de hábitos, sensibilizando-os quanto ao valor da biodiversidade e tornando-os conscientes de seus direitos e deveres.

Promoção de ações voltadas a manutenção do meio ambiente; Formar indivíduos conscientes que promovam práticas cidadãs; Desenvolver o espirito cooperativo, assim como a relação do homem com o meio ambiente; Fortalecer o papel do homem e a conservação do meio ambiente.

Educação ambiental formal e não formal

  • Educação Ambiental Formal.
  • Educação Ambiental Não-Formal.
  • Interface Formal/Não-Formal.

Educação ambiental como ferramenta para conscientização
Conscientizá-los sobre a importância de preservar o meio ambiente, é poupar que a exploração descontrolada dos recursos naturais continuem acontecendo, garantindo uma sociedade mais responsável e conectada com a natureza.

Existem algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande afinco.

  1. - Não jogue lixo nas ruas. ...
  2. - Não desperdice água. ...
  3. - Separe o lixo. ...
  4. - Evite usar materiais descartáveis. ...
  5. - Denuncie. ...
  6. - Não compre animais silvestres.

Quais atitudes posso ter para ajudar a preservar o meio ambiente?

  1. economizar água;
  2. não jogar lixo no chão;
  3. utilizar menos o carro;
  4. caminhar ou usar bicicleta para lugares próximos;
  5. usar a água com consciência;
  6. apagar a luz, quando não estiver no cômodo da casa.

O que evidencia ainda mais à importância da educação ambiental com relação à saúde do ser humano é a constante necessidade da conservação dos recursos naturais, da aplicabilidade do desenvolvimento sustentável, da minimização dos resíduos gerados e da prevenção à degradação, que permitirá a população conviver em um ...

Por sua vez, a educação ambiental é uma dimensão da educação, atividade intencional que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando a potencializar a prática social e a ética ambiental.

4o São princípios básicos da educação ambiental: I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo; II - a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; III - o pluralismo de idéias e ...

Enfim, a educação ambiental desperta no discente a consciência de preservação e de cidadania. O ser humano deve passar a entender, desde cedo, precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais.