O que é uma frase direta e indireta?

Perguntado por: lxavier4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Para isso, utiliza-se da ordem direta que diz respeito à estrutura padrão das frases, como sujeito + verbo + objeto, por exemplo, como em: “Maria comeu bolo”. Já a ordem indireta pode ser usada para uma linguagem mais rebuscada, como acontece com o nosso hino brasileiro ou em certas obras literária.

Indireta: ao contrário da que foi citada acima, a citação indireta não precisa estar escrita fielmente ao que o autor expôs em sua obra. Esse tipo de citação é escrito nas palavras de quem a está utilizando e não faz uso de aspas, mas precisa estar acompanhada dos créditos ao autor.

As orações que estão na ordem direta apresentam a seguinte sequência: SUJEITO -> VERBO -> COMPLEMENTO (Objeto direto ou indireto) -> ADJUNTO ADVERBIAL. Exemplo: Os alunos estudaram astronomia ontem à noite.

As perguntas indiretas são aquelas que vêm sem o ponto de interrogação. Nessas sentenças, o questionamento está subentendido. Nesses casos, devemos utilizar a expressão por que. ex: Gostaria de saber por que você não veio ontem.

Na ordem inversa, o sujeito é disposto depois do predicado. Observe os exemplos: Arrombaram a janela com a maior facilidade os bandidos. Pediram desculpas os alunos do terceiro ano.

Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Sob o ponto de vista sintático, a ordem direta da oração refere-se à utilização da tríade sujeito - predicado - complemento (objeto direto/indireto/predicativo do objeto/complemento nominal). Respeitado esse fundamento básico, as chances de a mensagem ser transmitida de forma mais eficiente aumentam consideravelmente.

Na ordem direta, o sujeito é disposto na oração antes do predicado. Observe os exemplos: As mães preocupam-se muito com os filhos. Os perfumes me dão alergias no pescoço.

O “por que” separado e sem acento deve ser usado, segundo as regras gramaticais, em frases interrogativas diretas e indiretas e quando ele possuir o mesmo significado de “razão”, “motivo” ou “causa”.

A citação indireta pode ser feita tanto no decorrer do texto quando no final do parágrafo. Quando no começo com letras minúsculas, citando o sobrenome do autor e quando no fim do parágrafo em maiúsculo e data entre parenteses.

O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.

A ordem canônica dos elementos da frase na língua portuguesa é sujeito-verbo-objeto (SVO).

Expresse os seus sentimentos com respeito à provocação. Por exemplo, você pode dizer algo como: "Eu fico irritado quando você fala essas coisas porque acho que o meu cabelo está fantástico". Diga o que você quer que aconteça. Por exemplo: "Eu quero que você pare com as provocações a respeito do meu cabelo.

Tema atualizado em 11/10/2021. A divulgação em rede social de mensagens ofensivas, difamatórias e não autorizadas configura ato ilícito indenizável a título de danos morais, por violação a direitos da personalidade, como imagem, honra, liberdade, intimidade, legítima expectativa, dentre outros.

Na opinião da especialista, o uso de indiretas pode demonstrar uma falta de estrutura emocional para resolver os problemas, além de uma dificuldade de ouvir o outro e de lidar com os próprios sentimentos.