O que é uma ideia paradoxal?

Perguntado por: dbarros4 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.

Perguntas paradoxais nada mais são do que aquelas que parecem sem resposta, pois afirmar algo seria, em certa medida, negar uma outra ideia que também parece verdadeira.

A idéia é ter uma galeria ou imagens de paradoxos de forma aleatória. A justificativa parte do princípio que como um paradoxo não tem uma resposta lógica ele incentiva a criação de idéias "fora da caixa".

Muitas vezes, o paradoxo pode apresentar uma expressão absurda e aparentemente sem nexo, entretanto, ele expõe uma ideia coerente e fundamentada na verdade. Por isso, o paradoxo é fundamentado na contradição lógica das ideias, como se tivéssemos duas ideias numa frase, e uma está se contrapondo à outra.

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

1. Paradoxo da vida. É os autos e baixos da vida,suas viradas,suas crises e autos tudo se contrapõe e ao mesmo tempo se completa.

Se um barco tiver toda a sua madeira restaurada, ele continuará sendo o mesmo barco? Outro clássico advindo da Grécia Antiga é o paradoxo do Navio Teseu. Ele é famoso por ter sido descrito por Plutarco.

Índice

  • 1 Paradoxos verídicos. 1.1 Matemáticos/Lógicos. 1.2 Psicológico-filosóficos. 1.2.1 Paradoxos da ação. 1.2.2 Paradoxos epistemológicos. 1.2.3 Paradoxos metafísicos. 1.3 Físicos.
  • 2 Paradoxos falsídicos.
  • 3 Antinomias. 3.1 Antinomias de definição.
  • 4 Paradoxos condicionais.
  • 5 Outros.
  • 6 Ver também.

Ele nota que o homem é paradoxal: possui muitas misérias, contudo reconhece também que este mesmo ser é portador de grandeza. Esses paradoxos expressam a condição angustiante do homem que possuindo a razão, reconhece-se limitado, miserável e vulnerável diante do cosmos.

O nome deste paradoxo vem de uma das suas primeiras descrições: uma pessoa viaja para o passado e mata o seu avô antes de ele conhecer a sua esposa, que é a avó dessa pessoa. Dessa maneira, a existência do pai ou mãe dessa pessoa, e consequentemente dela própria, torna-se impossível.

O contrário de paradoxo é: Principais antônimos de paradoxo: 1. coerência, congruência, lógica, logicidade, razão, sensatez, harmonia, conformidade, concordância.

Segundo Nietzsche, o ser humano é um ser paradoxal, são e doente: nele vivem o santo e o assassino. Bioantropólogos, cosmólogos e outros afirmam: o ser humano é, ao mesmo tempo, sapiente e demente, anjo e demônio, diabólico e simbólico.

O movimento paradoxal de pregas vocais (MPPV) é um distúrbio caracterizado por adução anormal das pregas vocais durante a respiração. Esse distúrbio é causado por uma série de causas e por suas interações.