O que é uma lacraia do mar?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

As lacraias-do-mar são crustáceos agressivos que vivem em tocas. Embora prefiram emboscar as presas que se aproximam de sua toca, elas ocasionalmente saem para caçar.

O sistema de visão dos estomatópodes possui doze cones sensíveis à luz e outros quatro que filtram a luz (16 cones no total), o que lhes permite ver cores polarizadas e imagens multiespectrais. Como cada cone pode ver cerca de 100 cores, os estomatópodes são capazes de ver 1024 cores, ou seja, 1 septilhão de cores.

A lacraia integra o grupo de animais peçonhentos, ou seja, que possuem glândulas de veneno injetável com certa facilidade, por meio de dentes ocos, ferrões ou aguilhões. Junto dela estão serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, vespas, marimbondos e até arraias. Acidentes com esse grupo costumam ser frequentes.

As lacraias oferecem riscos à saúde? Lacraias são animais venenosos e utilizam seu veneno para caçar e se defender. Quando se sente ameaçada por um ser humano e não tem para onde fugir, o animal pode picar. A picada da lacraia tem como principal efeito uma dor muito intensa e inchaço.

Os ferrões que funcionam como pinças injetoras, estão logo abaixo dos olhos e é deste local que ela libera o veneno.

Lacraia gigante: mais rara, tem mandíbulas capazes de estraçalhar animais maiores que ela mesma; Lacraia venenosa: medindo até 30 cm, tem um veneno que chega a matar pequenos animais.

Você pode usar papel pega mosca ou até mesmo uma simples fita adesiva. O importante é deixá-la em um local em que as centopeias passem. As patas do inseto vão acabar presas, no momento em que ele tem contato com o adesivo e assim você pode eliminar algumas lacraias.

seis anos

Vivem por até seis anos e preferem ambientes úmidos sob folhas e troncos podres. Alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde.

As lacraias ou centopéias são animais terrestres, de vida solitária e carnívoros, alimentando-se de minhocas, vermes, grilos, baratas, entre outros. A presa é detectada e muitas vezes imobilizada através da inoculação do veneno. Estão distribuídas por todo o mundo, em regiões temperadas e tropicais.

Importância ecológica - As lacraias, assim como as aranhas e os escorpiões, são importantes controladores populacionais, especialmente de insetos. Além disso, como são animais que podem se alimentar de outros já mortos e restos de alimentos, são importantes agentes decompositores.

As lacraias são importantes para equilibrar a cadeia alimentar, pois se alimentam de larvas e besouros. Sabemos que na agricultura, essas pragas podem contribuir para a destruição das plantações.

Picada de lacraia em gatos: sintomas
Juliene explica que o veneno, em grande parte dos casos, causa apenas inchaço e dor — sintomas passageiros. Porém, se não for tratada corretamente, a picada pode infeccionar e gerar problemas mais graves. Vômitos, apatia e respiração ofegante são sinais de atenção.

Embora não seja perigosa, uma lacraia pode não ser uma hóspede bem-vinda. As lacraias entram em habitações durante os períodos mais secos para escapar das temperaturas. No Brasil, elas vivem ao ar livre ou em interiores de lugares úmidos, como pedaços de troncos, lixões, porões ou até sob pedras.

O que acontece quando há contato com o animal? Segundo o Instituto Butantan, quando são esmagados, os piolhos-de-cobra liberam toxinas que podem manchar a pele (deixando-a arroxeada). Além disso, quando se sente ameaçado, o piolho-de-cobra exala um cheiro muito forte (cianeto de hidrogênio) para espantar seus inimigos.

Apesar de parecer com o piolho de cobra, as lacraias possuem antenas e duas garras de veneno que usam para injetar em suas presas ou quando se sentem ameaçadas por algo. Sim, elas são venenosas!