O que é uma meia sombra?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Meia sombra se refere a um ambiente que tem boa claridade natural, podendo receber algumas horas de sol por dia, no início ou no final do dia. Assim as plantas de meia sombra são adaptáveis nesses ambientes, em seu habitat natural, a floresta, essas plantas recebem uma luz indireta através das plantas mais altas.

Sombra ou luz difusa: Luz solar ao longo do dia, sem incidência direta de raios solares. Meia Sombra: aproximadamente 3 horas por dia de incidência direta de raios solares e no restante do dia luz solar indireta. Sol Pleno: mais de seis horas por dia de incidência direta de raios solares.

Sabe-se que existem dois tipos de sombras: a sombra própria e a sombra projetada. A sombra própria é quando ela é formada pelo objeto ou por algum efeito de luz sobre o objeto. Já a sombra projetada seria um objeto que entra em contato com a luz e a gera, sendo projetada em algum plano ou noutro objeto.

Ao meio do dia a sombra vai ser mais curta, e ao princípio ou ao fim do dia a sombra vai ser mais longa.

Sombra é lugar de refúgio e proteção. Lugar de descanso e refrigério. Antes de aplicarmos esse conceito à liderança vamos aprofundar um pouco mais no entendimento. Quando Deus criou o homem, Ele o criou a sua imagem e conforme a sua semelhança (gênesis 1:26).

A luz dura recebe esse nome por gerar uma sombra bem marcada, com um contorno fácil de distinguir, e um nítido contraste entre a luz e as sombras. Ela é ocasionada quando a luz incide diretamente sobre o objeto fotografado. O sol, em um dia sem nuvens, projeta exatamente esse tipo de iluminação, por exemplo.

APROXIMADAMENTE AO MEIO-DIA, AS SOMBRAS SÃO MENORES, POIS O SOL ESTÁ NA POSIÇÃO MAIS ALTA NO CÉU. À TARDE, QUANDO O SOL SE PÕE, AS SOMBRAS FICAM NOVAMENTE LONGAS E SE PROJETAM PARA OS LADOS DO LESTE. DURANTE O DIA, PORTANTO, AS SOMBRAS MUDAM EM COMPRIMENTO E EM DIREÇÃO.

Luz natural: é quando o objeto recebe luz do sol. Luz artificial: é quando o objeto recebe luz de maneira artificial (lâmpada, vela, etc.). Você poderá observar que, quando um foco luminoso (natural ou artificial) emite seus raios sobre um objeto, este se apresentará com uma zona iluminada e outra sombreada.

Plantas de sol (ou pleno sol) suportam a exposição direta ao sol e devem receber em torno de 7 horas de alta intensidade de luz solar por dia para que consigam realizar todas as reações químicas necessárias para geração de energia para sobreviver.

Plantas de meia-sombra
Assim como as plantas de sombra, as de meia-sombra também precisam de menos exposição ao sol, mas de forma diferenciada. O recomendado, segundo aponta a bióloga Rayane de Tasso, é que elas permaneçam no sol apenas três horas por dia.

As espécies de sombra são aquelas que requerem exclusivamente luz indireta por, no mínimo, duas horas por dia. Em geral, são plantas nativas de florestas tropicais, que crescem sob o abrigo das copas mais altas.

A planta de sombra é aquela que não deve ter luz direta do sol. Para ela, a luminosidade indireta é o bastante para fazer a fotossíntese e viver saudável. Isso significa que deve ser colocada em um local em que em nenhuma parte do dia, receba o sol direto. Prefira locais longe de janelas!

Uma sombra de boa qualidade apresenta textura firme, e principalmente, não esfarela. Na hora da escolha, é muito importante que você teste na mão ao menos uma das sombras da paleta para saber se ela possui bom pigmento. A textura da sombra também está bastante relacionada com a sua durabilidade.

Essa região que não foi atingida pelos raios de luz é denominada de sombra, que, por definição, é entendida como uma região onde não há luz. Quando a fonte a que o objeto estiver exposto for extensa, haverá a formação da sombra e o surgimento de um contorno mais claro ao redor da sombra denominado de penumbra.